- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Lançado projeto de estudos de viabilidade para construção do Porto Comercial e Mineiro de Buba

Bissau, 29 Nov 21 (ANG) – O Chefe es Estado, Umaro Sissoco Embaló presidiu, esta segunda-feira, ao lançamento do projeto de estudos de viabilidade para a construção do porto comercial e mineiro de Buba, zona sul do país.

Na ocasião, o chefe de Estado disse que a edificação das infraestruturas estratégicas vão permitir a diminuição das barreiras estruturais que têm condicionado, negativamente, o desenvolvimento económico da Guiné-Bissau.

Ùmaro Sissoco Embaló garantiu que o actual Governo vai marcar a diferença e deixar um legado e obras tangíveis, duráveis e estruturantes.

Acrescentou que, com o referido projeto de construção do porto de Buba, que abrange o componente ferroviária e outros complexos vai contribuir para o desenvolvimento económico e social do país e terá um grande impacto no além fronteira.

Por sua vez, o ministro dos Recursos Naturais e Energia, Orlando Mendes Viegas defendeu que os recursos naturais são para serem geridos em benefício do povo guineense, no presente e no futuro.

O governante salientou que a abordagem do porto de Buba advém da necessidade de se criar infraestruturas para a evacuação de Bauxite bruta e alumínio até ao terminal do porto de mineiro para os destinos comerciais tanto ao nível interno, assim como subregional e internacional.

Segundo Mendes Viegas, a tutela do projeto de estudos de viabilidade será assumida pelo Ministério dos Recursos Naturais e Energia mas que os Ministérios das Obras Públicas e das Finanças farão parte da unidade de coordenação.

O governo, em parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento(BAD) retomou a iniciativa de construção do porto de referência de Buba e que terá componentes como vias rodoviárias, ferroviárias comerciais e infraestruturas conexas.

O estudo de viabilidade do porto de Buba é orçado em dois milhões de dólares americano e o Estado guineense contribuiu com cerca de 330 mil dólares