- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Representante do PNUD considera que Cabo Verde tem “desafios importantes” face à “lentidão da justiça”

Cidade da Praia, 01 Dez (Inforpress) – O representante residente do Escritório Conjunto do PNUD disse hoje que Cabo Verde tem tido “prestígio” em matéria de boa governação no seio da comunidade internacional, mas que tem-se comportado com “desafios importantes” face à “lentidão da justiça”.

Durante a abertura do I Fórum Anual da Magistratura Judicial, Steve Ursino afirmou que apesar de “grandes esforços para a aceleração” da justiça, a “morosidade continua a ser uma das principais preocupações do cabo-verdiano”, ainda que destacou “assinaláveis esforços” de Cabo Verde na realização do Objectivo 16 da Agenda 2030 dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Destacou a importância deste fórum na abertura do Ano Judicial, por considerar ser uma oportunidade de se discutir os principais desafios nesta área e de se promover a interacção do sistema judicial e a sociedade.

Considerou ser “determinante” estimular a utilização de meios alternativos de resolução de conflitos para diminuir a tensão social e a promoção da cultura de paz.