- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Literatura: Primeiro-ministro destaca importância do despertar o interesse pela leitura nas crianças

Cidade da Praia, 15 Dez (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia, destacou terça-feira a importância da realização de eventos que despertem o interesse pela leitura nas crianças em idade escolar, sublinhando que se trata de uma prática que irá ajudá-las no seu desenvolvimento intelectual.
“É importante fazer esse contacto, pesquizas, interessar-se pela literatura de diversas naturezas, porque ajuda depois o crescimento e o desenvolvimento curricular e escolar”, disse o Chefe do Governo, para quem é também importante que as pessoas conheçam a cultura e a literatura cabo-verdiana, por serem “muito importantes”.
Ulisses Correia e Silva falava à imprensa, à margem de uma visita efectuada à Feira do Livro – Natal Especial, na Biblioteca Nacional, aberta ao público, com o objectivo de estimular a cultura de leitura no quotidiano cabo-verdiano, em particular na quadra festiva que se avizinha.
Sobre a visita, o primeiro-ministro disse que o primeiro objectivo foi o de passar uma mensagem às crianças presentes para que se interessem pela leitura e por livros.
Outro objectivo, afirmou, foi estimular a Biblioteca Nacional para continuar a realizar eventos desta natureza, “porque são muito importantes”, uma vez que “livros, em termos físicos, ainda não podem ser substituídos por meios digitais”.
Questionado sobre as recentes reivindicações dos homens e mulheres das letras que pedem por mais incentivos, Ulisses Correia e Silva respondeu que existem incentivos, e prémios, mas que o que se pode fazer é melhorar ainda mais aquilo que existe.
“Estamos sempre disponíveis para criar mais espaços e mais palcos para as apresentações como festivais e feiras”, frisou.