- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

CAN 2021/Primeiro-ministro doa 4 milhões de francos CFA para apoio à selecção nacional de futebol

Bissau,30 Dez 21(ANG) – O Primeiro-ministro, a título pessoal, doou quatro milhões de francos CFA à seleção nacional de futebol que prepara a sua participação no Campeonato
Africano das Nações à disputar nos Camarões.

Nuno Nabiam concedeu o referido montante na Gala de Angariação de Fundos de apoio aos “Djurtus”, realizada, quarta-feira, num dos hotéis da capital Bissau.

Disse que o seu gesto visa a criação de condições para levar os jornalistas e adeptos aos Camarões para apoiar a selecção nacional.

“O país não está a responder o pedido de apoio à selecção tendo em conta as dificuldades de vária ordem, mas algumas pessoas já estão a contribuir e isso constitui um bom sinal”, salientou.

Nuno Nabiam disse reconhecer que têm enorme trabalho pela frente, tendo afirmado que,contudo, é necessário concretizá-lo de forma a garantir a paz e tranqulidade no país.

O padrinho do evento, Fernando Vaz, ministro do Turismo e Artesanato lançou um apelo aos cidadãos nacionais para apoiarem a selecção nacional, salientando que existem poucas coisas que unem os guineenses mas que uma delas é o futebol.

“O futebol é indubitavelmente, o desporto com maior prática e mais amado no mundo e de maior representatividade na Guiné-Bissau”, disse.

Fernando Vaz sublinhou que a Guiné-Bissau vai participar pela terceira vez consecutiva no CAN, tendo apelado todos os guineenses para deixarem de lado todas as querelas que os divide e apoiem a seleção nacional.

Segundo o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Florentino Fernando Dias, de realização Gala tem como propósito aumentar o número de cidadãos ao lado dos Djurtus.

“Todas as mobilizações que estão sendo feitas visam levar mais adeptos ao CAN de forma a apoiar a selecção”, disse o governante.

O CAN 2021 vai decorrer entre 09 de Janeiro e 06 de Fevereiro de 2022, nos Camarões, 50 anos depois da última organização do CAN por aquele país.

As 24 seleções foram divididas em seis grupos, sendo que apenas o primeiro, o segundo e os quatro melhores terceiros classificados avançarão para os oitavos de final.

Os “Djurtus” estão no grupo D, tendo estreia marcada contra o Sudão (11 de Janeiro), antes de debater-se com o Egipto (15 de Janeiro) e Nigéria (19 de Janeiro), sempre em Garoua.

A 33.ª edição da Taça das Nações Africanas estava marcada para 2021, mas acabou por ser adiada para 2022 – apesar de manter a designação CAN 2021 – para não coincidir com a Copa América e o Euro 2020, que foram adiados devido à pandemia da covid-19.