- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Parlamento faz voto de pesar pelo falecimento de Lili d´Chala

Mindelo, 27 Jan (Inforpress) – O parlamento apresentou hoje, a pedido do grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) o voto de pesar pelo falecimento da activista social, desportiva e cultural Lili d´Chala, em São Vicente.
Em nome do grupo parlamentar, o deputado do PAICV eleito pelo círculo de São Vicente, João do Carmo, lembrou que a contribuição que Lili d´Chala (Maria Alice Freitas dos Santos Fortes) deu para São Vicente e a Cabo Verde é imensurável.
“A sua dedicação, paixão e vontade de fazer mais e melhor continuarão a contagiar todos nós que amamos São Vicente como ela amou. Dona Lili foi mulher de todas as causas sejam elas sociais, desportivas, políticas e culturais, com destaque maior para o Carnaval!”, afirmou o deputado para quem todas as suas lutas foram “travadas com convicção, frontalidade e com base na honestidade intelectual”.
Para o líder parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, poder), João Gomes Lili d´Chala “foi uma grande mindelense que amou como ninguém a sua ilha e era uma pessoa que tinha sempre os braços abertos para acolher quem a ela chegasse”, independentemente da “religião, área ou partido político”, apesar de ser “uma ferrenha do PAICV”.
Por sua vez, a deputada da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) Zilda Oliveira lembrou que “Lili d’Chala era conhecida pela sua paixão pelo Carnaval, tendo sido uma defensora desta grande festa popular”.
Segundo a deputada ela “destacou-se também pelo seu espírito de liderança, frontalidade, empreendedorismo, solidariedade e por promover o futebol feminino”.
Lili d´Chala era mãe da deputada do PAICV, eleita pelo círculo de São Vicente, Josina Freitas Fortes.
Também foram feitos votos de pesar pelo falecimento do ex-deputado do PAICV, Amâncio Varela e pelo falecimento do fundador e militante da UCID Manuel dos Santos Delgado.