MAP Attempted Coup Thwarted in DR Congo – Army MAP Tribute to Edmond Amran El Maleh at Rabat’s International Book Fair MAP Kenya: Mohammed VI Foundation of African Ulema Hosts Quran Memorization Competition MAP Rwanda: Mohammed VI Foundation of African Ulema Hosts Quran Memorization Competition MAP U.S. Forces to Withdraw from Niger by September 2024 MAP 23 Tunisian Migrants Missing at Sea – Authorities MAP Moroccan Kickboxers Triumph at Mediterranean Championship in Istanbul with 7 Medals MAP Tennis: Morocco’s El Allami Ready to Challenge Titleholder Bronzetti in Rabat Showdown GNA Unilever Ghana says halt to tea operations not due to economic situation GNA AngloGold Ashanti trains and employs winder engine drivers

Governo vai dotar Forças Armadas de uma Lei de Programação Militar, ministra


  22 Février      21       

   

Cidade da Praia, 22 Fev (Inforpress) – O Governo está a trabalhar para dotar as Forças Armadas de uma Lei de Programação Militar, estando apenas a aguardar o levantamento para dar prosseguimento a esta missão.
Esta informação foi avançada pela ministra da Defesa Nacional, Janine Lélis, durante a cerimónia de empossamento do novo Director Nacional da Defesa, o Tenente-Coronel Domingos Correia, e explicou que Programação Militar é prever de uma forma simplificada e objectiva os valores, investimentos e equipamentos necessários, a curto, médio e longo prazos para que o país esteja devidamente capacitado para o cabal cumprimento da defesa nacional.
“Temos também como missão a revisão da justiça militar, realizamos no ano passado a primeira conferência para reflectir sobre isso, depois disso e recolhidas as contribuições criamos uma comissão que tem estado a trabalhar para que tenhamos um projecto de revisão a breve trecho”, disse a ministra adiantando que o Governo pretende ainda reformular o programa Soldado Cidadão.
Frisou, na sua comunicação, que estes são os compromissos traduzidos no programa do Governo e que são tidos como metas a alcançar, asseverando, por outro lado, que para a promoção e reinserção de Cabo Verde é fundamental o sistema de segurança cooperativa de âmbito sub-regional, regional e internacional.
Neste âmbito, realçou que o Governo está ciente de que, para responder aos desafios e anseios do País, é preciso “maiores esforços na planificação e muito mais investimento”, informando que, neste momento, está-se a trabalhar no processo da aquisição de um aparelho aéreo para a guarda costeira e que seja adequado às missões de busca e salvamento, mas também para patrulhamento na zona económica exclusiva.
Posto isso, agradeceu aos parceiros da cooperação afirmando que este tem sido crucial e importante para a defesa do País, seja na formação, nos exercícios conjuntos e na aquisição de equipamentos.
Aproveitou ainda o momento, para anunciar a construção de um novo cais para a Guarda-costeira em São Vicente, fruto de um acordo de parceria com o Estado de New Hampshire.
Destacou ainda, que no que toca à Defesa Nacional, todos são chamados a contribuir, a fazer mais e melhor, e a dedicar-se com toda “força e energia para o engrandecimento das nossas funções e o cumprimento das nossas responsabilidades”.
Segundo Janine Lélis, o cargo de Director Nacional de Defesa é um cargo importante, não só para o Ministério, mas para todo o país, pois, tem este a missão de apoiar a coordenação e a excussão da política de defesa nacional, do planeamento estratégico e das relações externas de defesa, assim como a promoção da política de cooperação.
PC/HF
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie