- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Plataforma sindical Unir e Resgatar UNTC-CS receia enfraquecimento da central sindical

Cidade da Praia, 03 Mar (Inforpress) – A plataforma sindical Unir e Resgatar UNTC-CS manifestou-se hoje preocupada com a realização do congresso da central sindical aprazado para 09 deste mês, uma vez que a concretização da mesma poderá enfraquecer o sindicato.

A preocupação foi manifestada pelo presidente Eliseu Tavares, à saída do encontro que manteve hoje com o Presidente da República, José Marias Neves, a quem informou sobre a crise na União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS) e sobre o VIII Congresso previsto para 09 de Março de 2022.

Considerou que a realização deste congresso constitui um perigo para o sindicato, uma vez que grande parte dos trabalhadores, dos sindicatos filiados e dos conselheiros não vão estar representados.

Por outro lado, disse recear o enfraquecimento da própria central sindical uma vez que a actual secretária geral tem cometido uma série de irregularidades que tem prejudicado a UNTC-CS, mas também os próprios trabalhadores cabo-verdianos.

Segundo disse, a plataforma tem denunciado uma série de situações de irregularidades que tem fragilizado os trabalhadores.

“O mais recente exemplo é a lei de base de interesse público que o Governo pós para consulta dos sindicatos, mas a UNTC-CS não só não emitiu um parecer como escondeu essa lei dos sindicatos que têm interesse na Administração Pública, mas de forma indirecta conseguimos participar, dar o nosso contributo e eliminar alguns artigos que consideramos prejudiciais para os trabalhadores”, apontou.

Eliseu Tavares adiantou que o Presidente da República foi “compreensível, aberto” e aconselhou bem a plataforma sindical Unir e Resgatar UNTC-CS, que, segundo o presidente, vão continuar a lutar e denunciar as irregularidades contra os trabalhadores.

Para o presidente, a União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde (UNTC-CS) é um património e instituição que conseguiu vários ganhos para os trabalhadores cabo-verdianos e realçou que é preciso continuar a lutar para que a central sindical seja reconhecida e credível.

Para evitar o enfraquecimento da central, assegurou que a plataforma já denunciou as irregularidades junto do tribunal no País, na Organização Internacional do Trabalho (OIT), na rede de sindicatos de instituições financeiras da PALOP e será alargada a outras centrais sindicais com a qual a UNTC-CS mantém relações.

Na ocasião, disse esperar que o tribunal venha a tomar uma decisão a tempo de modo a evitar aquilo que poderá vir a ser uma grande “catástrofe”.