- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Três candidatos disputam a liderança do MLSTP/PSD

São Tomé (São Tomé e Príncipe),15 Mar. 2022 (STP-Press) – Três candidatos, dos quais o actual Primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, vão disputar à 19 deste mês, num Congresso Extraordinário, a liderança do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata, MLSTP/PSD, – informou, hoje, em São Tomé, a STP-Press uma fonte partidária.

Além de Bom Jesus, outros candidatos são, nomeadamente, o ex-líder do partido, o diplomata Joaquim Rafael Branco e o economista Américo Barros, vice-presidente do MLSTP/PSD e governador do Banco Central.

O partido mais antigo de São Tomé e Príncipe e criado na clandestinidade em 1972 em Malabo, na Guiné-Equatorial, agendou para este mês um congresso para reestruturar-se com vista as eleições legislativas, autárquicas e regional no arquipélago são-tomense.

Além de liderança, a reunião magna dos “libertadores” vai, igualmente, eleger um novo Conselho Nacional de 300 membros e 100 suplentes.

Conselho Nacional é o órgão equivalente ao Comité Central e estrutura máxima do partido no intervalo dos congressos.

Citando uma reunião de foro partidário no distrito urbano de Água Grande, Bom Jesus lamentou a fragmentação de candidaturas, a qual disse também que “o surgimento de outras candidaturas reflecte a vitalidade democrática do MLSTP”.

O conclave dos “camaradas” será realizado no auditório do palácio da Assembleia Nacional e deverá reunir mais 600 delegados do partido, incluindo membros do Conselho Nacional, dos conselhos distritais de Água Grande, Lobata, Cantagalo, Lembá, Caué, Mé-Zóchi e da Região Autónoma do Príncipe.

MLSTP, recorde-se, é o partido que empreendeu a luta anti-colonial que culminou em 12 de Julho de 1975 com a Independência Nacional de São Tomé e Príncipe.

O seu primeiro líder foi Manuel Pinto da Costa, que na mesma data a tornar-se primeiro Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, após o qual lhe sucedeu no partido, o médico Carlos Dias Monteiro da Graça, Guilherme Pósser da Costa, Aurélio Martins, Rafael Branco, Jorge Amado e por último, Jorge Bom Jesus cuja liderança será testada pelos seus militantes.

Fonte afecta a organização do congresso assegurou que estarão presentes no congresso, representantes de alguns partidos amigos do universo da CPLP como MPLA de Angola, de Cabo Verde PAICV, da Guiné-Bissau, PAIGC, de Moçambique, FRELIMO, de Timor-Leste a FRETILIN e de Portugal, Partido Social Democrata (PSD).

Recentemente, Jorge Bom Jesus viu chumbado nas eleições presidenciais o seu projecto político com a derrota do seu candidato nas eleições presidenciais, Guilherme Pósser da Costa, a favor de um partido político da Oposição, Acção Democrática Independente, ADI que apoiou o candidato Carlos Manuel Vila Nova, actual Presidente da República.