- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Universidades assinam protocolo de adesão à Cátedra Internacional CEU-ElcanoNavio Juan Sebastian Elcano

Cidade da Praia, 07 Abr (Inforpress) – As instituições de ensino superior Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e Universidade Jean Piaget (Uni-Piaget) assinaram um protocolo de adesão à Cátedra Internacional CEU-Elcano a bordo do navio-escola da Armada Espanhola “Juan Sebastián Elcano”, no porto da Praia.
O acto contou com a presença da embaixadora do Reino de Espanha em Cabo Verde, Maria Dolores Rios Peset, que disse que a assinatura do protocolo integra as comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação.
“Esta cátedra vai fazer distintas actividades em distintos países e Cabo verde, que foi a última escala da circum-navegação de há 500 anos, tem a oportunidade de participar, de fazer investigação conjunta do que foi a primeira circum-navegação do mundo”, frisou.
A embaixadora afirmou ainda que o primeiro acto para comemorar os 500 anos da circum-navegação foi o convite dos estudantes das universidades Uni-CV e Uni-Piaget, para visitar o navio que chegou na quarta-feira, 07, e que hoje haverá uma palestra na biblioteca da Uni-CV sobre a circum-navegação, e, na sexta-feira, 08, a Universidade Jean Piaget será palco de uma palestra.
O porta-voz da Uni-CV, Daniel Medina, disse que para aquela instituição de ensino superior o evento reveste-se de “alguma notoriedade e ênfase”, por se tratar de uma cátedra e, por isso, “quase sempre alicerçadas às universidades”.
“As universidades têm por intuito a investigação e a contestação, que devem estar presentes nas mesmas, quando essas tencionam desenvolver. Nós quando falamos de Cabo Verde, às vezes há algum desconhecimento dos jovens e para os estudantes, por exemplo, já tivemos grandes navegadores, Sebastián Elcano foi um grande navegador, um dos melhores do mundo que esteve na Cidade Velha”, acrescentou.
Segundo Daniel Medina, o conhecimento destas histórias junto dos estudantes “faz todo o sentido”, porque se trata de uma forma de se conhecer e conhecer a sua história e identidade.
Por seu turno, o coordenador da cátedra Elcano na universidade Piaget, Wlodzimierz Szymaniak, disse que Cabo Verde está no Atlântico e que por isso a investigação relacionada com a história da navegação no Oceano Atlântico “é muito importante” para o País.
“Agora já posso frisar que existem alguns estudos publicados em Espanha no passado que falam muito sobre Cabo Verde e, em primeiro lugar, queremos recuperar aqueles estudos e fazermos conhecer ao público cabo-verdiano, porque são estudos interessantíssimos, mas, infelizmente, completamente esquecidos e desconhecidos em Cabo Verde”, pontuou.
Wlodzimierz Szymaniak disse igualmente que já estão na posse de alguns livros antigos e que pensam em exposições, conferências e edições de livros assimilados.