- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Presidente do PAICV pede criação de estatuto para cuidadores informais

Cidade da Praia, 17 Dez (Inforpress) – A presidente do PAICV defendeu hoje a necessidade de se avançar “urgentemente” com o estatuto de cuidadores informais devido à existência de “muitos adultos e crianças com doenças crónicas no país”, como também “evidente envelhecimento da sociedade”.

Janira Hopffer Almada manifestou essa preocupação à Inforpress, após o encontro que manteve hoje com o cardeal Dom Arlindo Furtado, que serviu para uma troca de impressões sobre a situação do País e os desafios que enfrenta.

A presidente do Partido Africano de Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), disse que visitou o lar de idosos da Fundação Jorge Ribeiro Barreto, na qual pôde perceber a importância dos cuidadores informais, alertando para a intervenção do Governo para definir medidas de apoio para os cuidadores informais.

“O estado deve criar o estatuto do cuidador informal para reconhecer o papel dessas pessoas, mas também para os garantir algum apoio na sua sobrevivência, seja das pessoas que são cuidadas, sejam para aqueles que deixam de desenvolver suas actividades profissionais por causa disso”, atestou, exemplificando com a redução da carga de trabalho como uma das soluções.

HR/AA