GNA Accra successfully ends 2023 World Book Capital, prepares to handover title to Strasbourg GNA Teachers seeking study leave with pay should secure bank guarantees – PAC GNA Ghana takes ‘a bitter pill’ to attract investment for energy sector sustainability GNA Ghana is set to procure one million revenue efficient metres GNA SY electronics wins GHC 20,000 cash prize under Startup Takoradi 2024 GNA Fidelity Bank joins United Nations Global Compact Initiative GNA World Bank, AfDB commit to connect 300m Africans to electricity by 2030 MAP Water Management: Morocco Has Rich Experience to Share with Other Countries (FAO DG) MAP Morocco’s Army Rescues 12 Sub-Saharan Would-Be Migrants off Laâyoune MAP Moroccan Sahara: Liberia’s Constant, Positive Positions Consolidate Bilateral Ties (FM)

Associação de Músicos de Santiago quer levar “Primeira Aula de Música” a todas as escolas de Cabo Verde


  13 Mai      43        Music (355),

   

Cidade da Praia, 13 Mai (Inforpress) – A Associação de Músicos de Santiago pretende implementar a Primeira Aula de Música (PAM) e levar o projecto de educação musical a todas as escolas de Cabo Verde, revelou hoje o presidente da organização.
Elda Gonçalves deu esta informação, no âmbito da sua participação no webinar “Encontro de músicos e músicas” em prol do incremento e valorização do ensino da música, que acontece no final da tarde desta quarta-feira, através da plataforma zoom.
Em declarações à Inforpress, explicou que o projecto, que já existe desde 2008, visa uma intervenção lúdica e pedagógica ao nível do ensino da música, estabelecendo deste modo uma relação directa com a formação de públicos, contando valências formativas e performativas.
O projecto, segundo o presidente da Associação de Músicos de Santiago, foi desenvolvido com o maestro português José Rodrigues e, na sequência, serão realizados ainda formações para bandas municipais de Cabo Verde e um encontro internacional de jovens instrumentistas.
“Já estivemos com o Ministério da Cultura, esperamos a sua participação também no encontro desta quarta-feira para a socialização do projecto”, avançou o responsável, indicando que para levar o projecto a todas as ilhas será necessária uma intervenção do ministério, através da Bolsa de Acesso à Cultura com formação e capacitação dos professores para formatar um projecto com base científica.
Elda Gonçalves avançou que a ideia é envolver os agentes culturais de Cabo Verde, da Espanha, do Brasil e dos EUA que são especialistas nesta matéria e músicos, e capacita-los e torna-los professores dentro da comunidade, escola e nos diversos espaços onde possam ter oportunidade de existência de prática de música.
“Cabo Verde necessita urgente de um projecto de educação musical”, considerou este responsável, que defende uma melhor atenção a questão do ensino musical.
O PAM pretende congregar ao seu redor pessoas com formação no âmbito do ensino da música e demais práticas artísticas, com uma perspectiva musical, social e cultural diferente.
Objectiva a concretização de um projecto educativo capaz de contribuir para uma iniciação musical junto das crianças e públicos com quem trabalha, de forma eficaz, mas também contribuir para a formação de públicos, produzindo projectos originais com parceiros.
O encontro acontece em Portugal via web, contando com a participação de profissionais da área de educação musical de várias partes do mundo.

Dans la même catégorie