MAP Morocco-Sierra Leone Ties Witness Extensive Development in Recent Years (FM) MAP Morocco, Angola United by ‘Active Partnership’ Within AU (Angolan Ambassador) MAP ‘At a Record High’: Sierra Leone’s FM Hails Level of Relations with Morocco MAP Morocco’s Shible Sahbani Heads WHO Mission in Sudan MAP Sierra Leone Fully Engages in Royal Initiatives for West Africa (Joint Communiqué) MAP Morocco/Mauritania: Local, Regional Authorities Called Upon to Play Full Part in Royal Atlantic Initiative MAP Morocco’s Lower House Speaker Meets with Zambia’s National Assembly Delegation MAP U17 UNAF Tournament: Morocco, Libya Draw 1-1 Map Morocco Participates in High-Level African Counter-Terrorism Meeting in Abuja GNA Expand tourism beyond attractions and promote culture and customs- Yejimanhene

Banco Mundial autoriza prolongamento de subsídios às pessoas vulneráveis


  11 Avril      42        Society (33430),

   

Stª Catarina (São Tomé e Príncipe), 11 Abr. 2022 (STP-Press) – O Governo vai pagar mais de 16 mil pessoas inscritas no Programa de Resposta a Emergência Socioeconómica (PRES) de São Tomé e Príncipe até o fim do ano em curso, – revelou sexta-feira o ministro da Segurança Social, Adlander Matos.

Segundo o dirigente que falava diante dos beneficiários do PRES em Santa Catarina, uma vila localizada no extremo norte da ilha de São Tomé, o Banco Mundial decidiu prolongar o pagamento destes subsídios bimensais na sequência de negociações bem-sucedidas levadas a cabo pelo Governo do Primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus.

Recorde-se que o PRES tinha o seu término previsto para o mês de Março último e no âmbito deste programa sócio financeiro, mais de 16 mil pessoas beneficiam de dois em dois meses de um subsídio financeiro de mil e duzentas Dobras.

“Trata-se de um exercício que levamos a cabo aqui em Santa Catarina com o propósito de ouvir directamente os beneficiários”, acrescentou.

“A ideia é conhecer os resultados práticos nos beneficiários do PRES, seus benefícios, e eventualmente algumas correções”, acrescentou o governante.

Santa Catarina, localidade do distrito de Lembá e que dista mais de 30Km da capital do país, São Tomé, está classificada pelas organizações internacionais como uma das zonas mais pobres da ilha de São Tomé.

O ministro que pediu “calma e paciência” aos beneficiários face alguns constrangimentos, dos quais a “perda de cartões multibanco” ou do “PIN” de acesso nas caixas ATM dos bancos comerciais, disse que além de Santa Catarina, vai efectuar visitas de género a outras zonas do país visando auscultação dos beneficiários tendo em vista mitigar os efeitos negativos da pandemia do COVID-19 no país.

O programa, sublinha-se é financiando há 12 meses pelo Banco Mundial na sequência de uma proposta apresentada pelo Governo de São Tomé e Príncipe.

Inicialmente o programa beneficiava apenas mais de mil pessoas, foi estendido para mais de 10 mil pessoas a medida que se constatou o agravamento da crise pandémica com efeitos negativos para a vida das pessoas no arquipélago são-tomense.

Dans la même catégorie