GNA Accra successfully ends 2023 World Book Capital, prepares to handover title to Strasbourg GNA Teachers seeking study leave with pay should secure bank guarantees – PAC GNA Ghana takes ‘a bitter pill’ to attract investment for energy sector sustainability GNA Ghana is set to procure one million revenue efficient metres GNA SY electronics wins GHC 20,000 cash prize under Startup Takoradi 2024 GNA Fidelity Bank joins United Nations Global Compact Initiative GNA World Bank, AfDB commit to connect 300m Africans to electricity by 2030 MAP Water Management: Morocco Has Rich Experience to Share with Other Countries (FAO DG) MAP Morocco’s Army Rescues 12 Sub-Saharan Would-Be Migrants off Laâyoune MAP Moroccan Sahara: Liberia’s Constant, Positive Positions Consolidate Bilateral Ties (FM)

CAN 2021/Governo confirma que os jogadores ainda não receberam os prémios da qualificação para a competição


  29 Décembre      45        Sport (7825),

   

Bissau,29 Dez 21(ANG) – O Governo confirmou que os jogadores da seleção de futebol que participaram na qualificação do país para a Taça das Nações Africanas (CAN 2021) a realizar-se nos Camarões ainda não receberam os respetivos prémios que deveriam ter-lhes sido atribuídos pelo executivo.

A informação foi transmitida à imprensa, na terça feira, pelo Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Florentino Dias.

O governante não revelou os valores em dívida aos jogadores que participaram na campanha, que culminou com o terceiro apuramento consecutivo dos “Djurtus” para a fase final da maior competição de futebol africano.

“Posso confirmar que os jogadores não receberam os prémios de qualificação, mas vão recebê-los na altura certa, antes do início da prova, no mês de janeiro próximo nos Camarões”, disse Florentino Dias.

O Governante falava no final da assinatura dos contratos de trabalho entre o executivo e quatro federações nacionais, respectivamente da Luta, Atletismo, Andebol e Voleibol, no Estádio Nacional 24 de Setembro, em Bissau, na qual revelou que a preparação da participação dos Djurtus está em boa direção, uma vez que o governo está em constante comunicação com a Federação de Futebol (FFGB).

“O governo vai criar as condições no sentido de disponibilizar meios à FFGB para que a nossa participação no Campeonato Africano das Nações decorra com maior normalidade e sem sobressaltos maiores”, garantiu.

Em relação à expetativa do governo sobre mais uma participação da Guiné-Bissau no CAN 2021, disse que as autoridades nacionais e o Povo guineense esperam uma participação bem-sucedida que dignifique a nação guineense.

Dias frisou que, em caso de qualificação dos “Djurtus” para segunda fase do CAN, o país ficará “extremamente contente”, e assegurou que, na altura certa, o povo guineense saberá qual será a premiação a atribuir aos jogadores da seleção nacional.

A Guiné-Bissau esteve no CAN 2017, no Gabão, em 2019, no Egipto e vai estar agora nos Camarões, mas nunca conseguiu alcançar uma vitória na competição.

De acordo com o jornal O Democrata, tem havido muitas críticas aos aspetos organizacionais e sobre os preparativos da participação do país no próximo CAN nos Camarões.

Até agora não foi divulgada a lista final dos jogadores nacionais convocados para a competição

A seção desportiva de O Democrata apurou junto de uma fonte próxima da FFGB que os jogadores vão chegar à Bissau na madrugada desta quarta-feira.

A competição vai decorrer entre 09 de janeiro e 06 de fevereiro de 2022, nos Camarões, 50 anos depois da última organização do CAN por aquele país.

As 24 seleções foram divididas em seis grupos, sendo que apenas o primeiro, o segundo e os quatro melhores terceiros classificados avançarão para os oitavos de final.

Os “Djurtus” estão no grupo D, tendo estreia marcada contra o Sudão (11 de Janeiro), antes de debater-se com o Egipto (15 de Janeiro) e Nigéria (19 de Janeiro), sempre em Garoua.

A 33.ª edição da Taça das Nações Africanas estava marcada para 2021, mas acabou por ser adiada para 2022 – apesar de manter a designação CAN 2021 – para não coincidir com a Copa América e o Euro 2020, que foram adiados devido à pandemia da covid-19.

Dans la même catégorie