GNA Accra successfully ends 2023 World Book Capital, prepares to handover title to Strasbourg GNA Teachers seeking study leave with pay should secure bank guarantees – PAC GNA Ghana takes ‘a bitter pill’ to attract investment for energy sector sustainability GNA Ghana is set to procure one million revenue efficient metres GNA SY electronics wins GHC 20,000 cash prize under Startup Takoradi 2024 GNA Fidelity Bank joins United Nations Global Compact Initiative GNA World Bank, AfDB commit to connect 300m Africans to electricity by 2030 MAP Water Management: Morocco Has Rich Experience to Share with Other Countries (FAO DG) MAP Morocco’s Army Rescues 12 Sub-Saharan Would-Be Migrants off Laâyoune MAP Moroccan Sahara: Liberia’s Constant, Positive Positions Consolidate Bilateral Ties (FM)

Cooperação/Governo e União Europeia assinam acordos para apoios em materiais administrativos ás regiões


  29 Octobre      15        Politics (18668),

   

Bissau, 29 Out 21 (ANG) – O governo através dos Secretários regionais assinaram hoje um acordo de parceria com o Instituto Marquês Valle Flôr no âmbito da Ação Ianda Guiné! Djuntu, que visa apetrechar as regiões de meios para o melhor desempenho das suas funções.

No mesmo acordo de parceria, a Ação Ianda Guiné!Djuntu vai disponibilizar aos governos regionais oito motorizadas, uma para cada região, materiais de escritório, créditos telefónicos, combustíveis e resmas de papel durante 18 meses, e os setores administrativos de Mansoa, Canchungo e Bubaque vão beneficiar de uma motorizada cada.

Ao presidir o ato, o ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Dias enalteceu as contribuições da União Europeia(UE) no país, em particular ao seu Ministério e sobretudo o Projeto Ianda Guiné!Djuntu que tem as suas ramificações em todo o território nacional.

Dias afirmou que a UE tem sido um parceiro de extrema importãncia para o país e que em várias ocasiões financiou muitos projetos de desenvolvimento da Guiné-Bissau em diversos setores de atividades.

Acrescentou que o presente acordo vai permitir não só reforçar a solidariedade e a colaboração institucional entre Ianda Guiné!Djuntu e seu Ministério através dos governos regionais, mas também dar início ao novo ciclo de colaboração entre os projetos em curso e as autoridades administrativas nas regiões.

Fernando Dias disse esperar que esta experiência traga frutos e impacto positivo junto das populações.

O acordo, segundo o Dias, vai permitir as estruturas regionais acompanhar melhor as ações de desenvolvimento locais e reforçar as capacidades de concertação, coordenação e de diálogo entre as organizações da Sociedade Civil e o Poder local.

O governante declarou que a tendência do executivo é de haver cada vez mais descentralização, para que toda a população guineense, independentemente do canto do país em que estiver, sinta presença do Estado e viva dos resultados preconizados pelo governo e diferentes parceiros.

Dias disse que deseja que este exemplo de parceria possa ser seguido por outras agências e projetos de desenvolvimento, e agradeceu a UE, prometendo que tudo farão para que os compromissos assumidos possam ser respeitados.

Dans la même catégorie