GNA Time for Ghana to have a binding debt regime- Adongo GNA Bank of Ghana appoints Advisor for Universal Merchant Bank effective March 25 GNA Ghanaian businesses urged to be cautious of AI challenges GNA Second Session of Ghana-Kenya Permanent Joint Commission for Cooperation begins GNA CARE International graduates farmers under PROSPER project GNA GRA applauds Commissioner-General as he bows out of office GNA Farmers in Upper East bemoan poor patronage of local rice GNA Ave Crocodile Resort reopens to public GNA The private sector must play a pivotal role in Africa’s development- Mr Elumelu GNA COCOBOD Administrator commends women’s contributions to industry 

CPLP: Associação dos Comités Olímpicos reflecte sobre a evolução e o futuro do olimpismo


  14 Septembre      35        Sport (7812),

   

Cidade da Praia, 14 Set (Inforpress) – O presidente da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) espera que o I Congresso Olímpico da Lusofonia seja  uma oportunidade para se reflectir sobre a evolução e o futuro do olimpismo nos países lusófonos.

Gustavo Conceição considerou, ainda, fundamental que a reunião de dois dias, na Cidade da Praia,  consiga desenvolver as actividades ligadas à assembleia-geral da ACOLOP, que ficou adiado desde 2020, “por causa dos rigores da pandemia da covid-19”, para balancear os dois anos de actividades.

Espera ainda sair deste encontro com uma “noção clara” sobre o impacto do olimpismo no desenvolvimento da juventude e dos atletas, tendo sublinhando “o esforço grande do COC” para reunir as condições para o sucesso desta actividade, por acreditar que estes dois dias de trabalho terão reflexos nos países integrantes no olimpismos e nos jovens e nas mulheres.

Estamos com grandes expectativas à volta dos seus resultados positivos”, prognosticou Gustavo da Conceição que, num balanço dos dois anos de actividade, destacou a participação da lusofonia nos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020 e um conjunto de iniciativas, como palestras e formações de quadros, concretizadas num “contexto novo”, com recurso a tecnologia.

Mesmo assim classificou a participação da lusofonia nos Jogos Olímpicos “muito positiva, fruto de algumas medalhas e diplomas conquistados”, através de Portugal, Brasil e da Índia, e de “boas expectativas” deixadas pelos países africanos, superando e garantindo uma participação “com dignidade nos jogos”.

Já a pensar nos próximos Jogos Olímpicos, Paris’2024, Gustavo Conceição avançou que a ACOLOP já aposta “numa perspectiva de superação, de forma a melhorar em Paris aquilo que foi feito em Tóquio”, tendo perspectivado que a capacidade de lidar com a pandemia seja diferente para que a lusofonia possa ter “melhores resultados”.

Paris não está tão longe quanto nós pensamos. Paris é já amanhã. A ACOLOP vai ter eleições, vamos ter um movimento no próximo ano que pode influenciar o resultado de Paris, mas acredito plenamente que o espírito que reina nos nossos países é o de superação e esperamos que Paris seja melhor que Tóquio”, elucidou Gustavo Conceição, que descartou a possibilidade de se recandidatar a mais um mandato.

Dans la même catégorie