GNA Atlantic Lithium Limited is in the process of being listed on the stock exchange-GSE GNA IMF to begin Second Review of Ghana’s programme on April 2 GNA ECOWAS Commission reviews draft action plan for Integrated Maritime Strategy GNA Civil Society Coalition for African Continental Free Trade Area inaugurated GNA Ashanti West ECG to clamp down on illegal connections GNA Women gari processors at Ahyiresu community gets processing factory GNA Ashanti West ECG to clamp down on illegal connections GNA $1.2 billion disbursement from partners will mitigate cedi depreciation GNA African Trade Chamber in US seeks collaboration in Africa GNA Election 2024: Analyst urges National Security to begin early preparation

Declaração de Marraquexe: Organização não governamental cabo-verdiana participa em simpósio regional africano


  14 Février      51        Society (33411),

   

Cidade da Praia, 14 Fev (Inforpress) – A Organização para o Desenvolvimento Integral da Família (ODIF) participa, nos dias 14 e 15 deste mês, na Tanzânia, no Simpósio Regional Africano sob o tema “Suportar os ganhos da implementação da Declaração de Marraquexe, 2018 em África”.
Segundo um comunicado enviado à Inforpress, a organização da sociedade civil será representada pelo seu presidente, Felisberto Moreira, na qualidade de Ponto Focal das Rede Oeste Africana dos Defensores de Direitos Humanos (ROADDH).
O Simpósio Regional Africano sobre a implementação da Declaração de Marraquexe sobre o alargamento do espaço cívico e a promoção e protecção dos defensores dos direitos humanos tem por objectivo promover e aumentar o apoio regional e internacional para a implementação da declaração de Marraquexe.
O encontro vai servir também para apresentar e discutir sucessos e desafios nacionais e regionais e construir a capacidade de implementação para dar a esta actividade um foco mais específico.
De acordo com a mesma nota, a Tanzânia será usada como estudo de caso para destacar lições e melhores práticas que podem ser replicadas em outros países e irá apresentar os sucessos e os desafios que experimentou e continua a experimentar na implementação da Declaração de Marraquexe.
“Este fórum será também uma oportunidade de interacção entre mecanismos regionais de direitos humanos, organizações da sociedade civil, defensores de direitos humanos e do Instituto Nacional dos Direitos Humanos (INDH) compartilharem as suas experiências práticas na perspectiva da protecção e promoção dos direitos dos defensores de direitos humanos”, refere a mesma fonte.
A Declaração de Marraquexe estabeleceu os compromissos das INDH para garantir que respondam de maneira coerente e robusta à situação dos direitos humanos sendo que esses compromissos estão agrupados em três áreas como a promoção, protecção e cooperação e parcerias.
O evento reunirá participantes de vários mecanismos regionais de direitos humanos de África e especialistas do sistema africano de direitos humanos como os membros de órgãos de tratados de direitos humanos, bem como Organização da Sociedade Civil, Governos e a comunidade de doadores.
Para além da Organização para o Desenvolvimento Integral da Família, Cabo Verde será representado também por representes de várias organizações e activistas defensores de direitos humanos.
A ODIF é uma organização não-governamental, independente, sem fins lucrativos, de âmbito nacional e visa contribuir para que todas as famílias possam viver em condições de igualdade de oportunidades, de liberdade e dignidade humana.

Dans la même catégorie