GNA Atlantic Lithium Limited is in the process of being listed on the stock exchange-GSE GNA IMF to begin Second Review of Ghana’s programme on April 2 GNA ECOWAS Commission reviews draft action plan for Integrated Maritime Strategy GNA Civil Society Coalition for African Continental Free Trade Area inaugurated GNA Ashanti West ECG to clamp down on illegal connections GNA Women gari processors at Ahyiresu community gets processing factory GNA Ashanti West ECG to clamp down on illegal connections GNA $1.2 billion disbursement from partners will mitigate cedi depreciation GNA African Trade Chamber in US seeks collaboration in Africa GNA Election 2024: Analyst urges National Security to begin early preparation

Dia Mundial da Música: SCM apela à união da classe para ultrapassar crise provocada pela covid-19


  2 Octobre      17        Businesses (344),

   

Cidade da Praia, 02 Out (Inforpress) – A presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), Solange Cesarovna, apelou quinta-feira a união da classe para que juntos possam
“procurar soluções” e “renovar a esperança” de que “dias melhores virão”.
No dia em que se assinala Dia Mundial da Música, celebrado num contexto atípico devido às medidas de restrição de combate ao novo coronavírus, que obrigaram a uma interrupção no mundo cultural e artístico, Solange Cesarovna deixou uma mensagem de “força, coragem, resiliência e de união” para toda a classe.
Em declarações à Inforpress, a mesma fonte disse que está “muito solidária” com todos os autores e artistas em Cabo Verde.
“Neste momento, temos que estar unidos porque para além de renovar a esperança de que dias melhores virão, temos que estar unidos para podermos contribuir para essas mudanças com propostas concretas, que nos permitam voltar aos palcos e fazer aquilo que melhor todos os músicos e artistas podem fazer que é brindar Cabo Verde e brindar um mundo com melodias extraordinárias” acentuou.
O dia de hoje, sublinhou, não é só de celebração, mas sim de reflexão por causa da crise que a classe está a enfrentar.
Neste sentido, afirmou, é preciso honrar aqueles que permitem que este dia aconteça, visto que só existe um dia internacional, porque existem músicos “sublimes” e toda uma “cadeia produtiva e criativa” que “permite a música existir”.
“Só existe também a música e a continuidade da música se num ano de crise nós fizermos uma reflexão forte e (…) revolucionarmos este momento e permitir que esta classe que é vital para Cabo Verde volte a ter o seu rendimento, volte a trabalhar com o máximo de brevidade possível”, apelou.
A “coragem, a criatividade e a força”, sublinhou, tem que continuar a reinar e a alicerçar-se, na esperança e convicção de que vão vencer esta crise sem precedentes que “assaltou” o sector musical, e principalmente o sector da música ao vivo.
Solange Cesarovna aproveitou para felicitar o trabalho de todos os músicos, autores e intérpretes que, a seu ver, com a sua “alma, coração e entusiasmo”, permitam que Cabo Verde e o mundo possam conhecer “a identidade, as particularidades e os valores do povo das ilhas”, através das suas obras-primas, ao longo dos anos.
Para celebrar esta data, a SCM promove hoje um concerto ‘online’ com a artista Tete Alhinho, a partir das 19:00, no âmbito da campanha ‘crowdfunding’ da SCM “Djuntu pa apoia nos autores e nos artistas” (Juntos para apoiar os nossos autores e artistas).
Ainda estão previstos para este final de semana mais três concertos de ‘Live Streaming’ com Albertino Évora, no dia 02, Fidjos di Codé di Dona, no dia 03, e Gabriela Mendes, no dia 04.
O Dia Mundial da Música foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.
O objectivo desta data é promover a arte musical em todos os sectores da sociedade, divulgar a diversidade musical, aplicação dos ideais da Unesco, como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências.

Dans la même catégorie