MAP Agriculture: Cabo Verde Determined to Consolidate Cooperation with Morocco (Cabo Verdean Minister) MAP Agriculture/Irrigation: Congo Aspires to Benefit from Moroccan Experience (Congolese Minister) MAP Comorian Agriculture Minister Praises Morocco’s Booming Agricultural Sector MAP Morocco, Guinea-Bissau Discuss Means to Promote Agricultural Cooperation MAP Madagascar Keen to Benefit from Moroccan Experience in Oceanography (Madagascan Minister) MAP Mali’s Minister of Agriculture Hails Morocco’s Progress in Water and Dam Management MAP AFCON Futsal (Semi-final): Morocco Trash Libya (6-0), Qualify for World Cup GNA Accra successfully ends 2023 World Book Capital, prepares to handover title to Strasbourg GNA Teachers seeking study leave with pay should secure bank guarantees – PAC GNA Ghana takes ‘a bitter pill’ to attract investment for energy sector sustainability

Economista José Carlos Teixeira apresenta obra “Gestão de Stakeholders – O Papel do Gestor do Século XXI”


  8 Décembre      51        Economy (15083),

   

Cidade da Praia, 08 Dez (Inforpress) – O economista José Carlos Teixeira apresenta, na quinta-feira, na Cidade da Praia, o seu primeiro livro “Gestão de Stakeholders – O Papel do Gestor do Século XXI.
A obra, segundo autor, “é fruto de contra excepção” que tem analisado enquanto profissional, contacto com alguns empresários e instituições, observando que, de facto, gerir relações é, por vezes, o ponto estratégico para o futuro das instituições.
“Se repararmos, em qualquer organização público ou privado, com ou sem fins lucrativos, a nascença acaba por estabelecer relações com a sociedade, com os ‘stakeholders’ (público estratégico, em português), sendo tanto internos como externos, então, é necessário gerir as relações para que a organização consiga ter um futuro sustentável, sem fracasso (…)”, elucidou o escritor, em declarações à Inforpress.
O tema “gestão de stakeholders” é de especial relevância, pois, no entender de José Carlos Teixeira, as organizações são verdadeiros centros de interesses e, cada vez mais estão laborando num contexto em que os consumidores estão cada vez mais exigentes, daí a necessidade de preservar um activo importantíssimo – as relações.
Conforme ilustrou, o que acontece sobretudo com os pequenos negócios, que muitas das vezes abrem e logo se fecham, tem a ver com a nascença que “começa mal”, ou seja, com foco nas vendas esquecendo as relações com os públicos.
Segundo José Carlos Teixeira, para prevenir o fracasso, as organizações devem optar por fazer uma gestão integrada de todos os ‘stakeholders’ e é basicamente isto que o autor explica no livro sobre o papel do gestor do século XXI.
O gestor do seculo XXI, frisou ainda, deve procurar estabelecer relações sólidas com os ‘stalkeholders’ de forma estratégica, que para além de ser um gestor económico deve ser um gestor que olha para as relações, tendo sublinhado, igualmente, que nenhuma relação pode começar com “desconfiança”.
A obra de 68 páginas é, segundo o autor, de natureza académica, destinada também a empresários e gestores de modo geral visando mostrá-los como tirar proveito de gestão de relacionamento.
O livro está estruturado em dois capítulos fundamentais, sendo o primeiro, conceito e classificação dos stakeholders, o segundo identificação em análise dos stakeholders e o terceiro que fala sobre o método de engajamento.
O lançamento da “Gestão de Stakeholders – O Papel do Gestor do Século XXI”, previsto para as 17:00, no Auditório da Caixa Económica, estará a cargo da editora/livraria Pedro Cardoso e o livro vai ser apresentado por Amílcar Aristides Monteiro.

Dans la même catégorie