GNA GRA sensitises market women on tax compliance  GNA Energy, Finance Ministries must provide funding to fix energy challenges – IES GNA Construction of one-storey shopping mall to commence in Damongo GNA EU prioritises sustainable cashew production, economic growth GNA Reintroduce Fiscal Responsibility Act to tackle election budget overrun GNA Table tennis player appeals to investors to explore opportunities in the sport GNA Serene Insurance renews commitment to Accra Inter-City Homowo Marathon GNA Godwin Attram, Maxwell Konadu, three others earn national team appointments MAP CAF Confederation Cup: CAF Hands RS Berkane Victory Against USM Algiers GNA Global Cocoa Marketing Companies refuse to pay realistic Cocoa prices- CGCI

Ensino/Presidente da CONAEGUIB lamenta celebração em contexto desfavorável do Dia Internacional dos Estudantes


  17 Novembre      20        Politics (18678),

   

Bissau, 17 Nov 21 (ANG) – O Presidente da Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAEGUIB), Bacar Darame, lamentou hoje a celebração do Dia Internacional dos Estudantes, na Guiné-Bissau, num contexto que diz ser desfavorável e caracterizada por funcionamento parcial do sistema educativo.

No ato da cerimônia, Bacar Darame ainda realçou as sucessivas e prolongadas greves decretadas pelos sindicatos dos professores, e as considerou de desmotivador e provocador de elevadas taxas de desistências nas escolas e “estrangulamento” do sistema educativo.

Segundo este responsável estudantil, o país não pode almejar o desenvolvimento sem um investimento no setor educativo porque este depende unicamente duma boa qualidade da educação e formação dos seus cidadãos.

Lamentou o fato de o país até então só dispor de uma única Universidade pública, que se depara com muitas dificuldades de funcionamento.

Darame exigiu que o Governo guineense investisse de “forma ambiciosa” do setor educativo primário ao superior, e em especial no ensino de formação técnica e profissional, para dar respostas aos desafios locais.

Este dirigente estudantil ainda exortou o governo a criação de mecanismos para acabar com as greves e outros problemas que têm afetado o setor educativo.

Darame evocou a falta de confiança dos pais e encarregados da educação no sistema público do país para justificar a preferência às escolas privadas que agora se verifica, ao nivel nacional.

Para o presidente da CONAEGUIB, o governo deve prestar muita atenção ao crescimento do desemprego entre jovens graduados oriundos do ensino superior local e estrangeiro, que se encontram fora do mercado de trabalho.

No âmbito da celebração do dia Internacional de Estudantes, a CONAEGUIB promove encontros de reflexões com os estudantes, em diferentes centros escolares, durante dois dias, iniciando hoje para terminar amanhã, dia 18 de novembro.

Dans la même catégorie