MAP Royal Navy Assists 85 Sub-Saharan Would-Be Migrants Off Dakhla GNA GRA sensitises market women on tax compliance  GNA Energy, Finance Ministries must provide funding to fix energy challenges – IES GNA Construction of one-storey shopping mall to commence in Damongo GNA EU prioritises sustainable cashew production, economic growth GNA Reintroduce Fiscal Responsibility Act to tackle election budget overrun GNA Table tennis player appeals to investors to explore opportunities in the sport GNA Serene Insurance renews commitment to Accra Inter-City Homowo Marathon GNA Godwin Attram, Maxwell Konadu, three others earn national team appointments MAP CAF Confederation Cup: CAF Hands RS Berkane Victory Against USM Algiers

GAO: Espanha volta a apoiar Cabo Verde com 600 mil euros nos próximos três anos


  21 Décembre      41        Economy (15121),

   

Cidade da Praia, 21 Dez (Inforpress) – A Espanha vai reintegrar o Grupo de Apoio Orçamental (GAO) apoiando Cabo Verde com 600 mil euros (cerca de 66 milhões de escudos) no triénio 2022/2024 para fomentar as acções no quadro da economia azul.
O anúncio foi feito esta tarde pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryam Vieira, durante a assinatura do acordo para a cooperação avançada e o memorando de entendimento para o apoio directo ao orçamento, à margem da V reunião Mista de Cooperação entre Cabo Verde e a Espanha no âmbito da visita da secretária de Estado da Cooperação Internacional de Espanha a Cabo Verde.
“O memorando de entendimento referente a ajuda directa ao orçamento constitui também um sinal de que a Espanha quer reintegrar o Grupo de Apoio Orçamental (GAO) e o acordo tem a vigência de três anos 2022/2024”, apontou.
Miryam Vieira explicou que para esse triénio está programado o montante de 600 mil euros, cujo desembolso anual será de 200 mil euros para fomentar acções no quadro da economia azul.
Considerou que a assinatura desses dois instrumentos constitui um passo “importante” nas relações de cooperação entre os dois países uma vez que vai lançar as bases para futuras acções de cooperação em áreas transversal como igualdade e equidade de género, economia azul e o turismo sobretudo para promover o crescimento económico e inclusivo.
“Para o Governo é importante ter acções conjuntas nessas três áreas prioritárias uma vez que o país no quadro do seu programa estratégico para o desenvolvimento sustentável bem como na sua agenda ‘Cabo Verde ambição 2030’ definiu alguns aceleradores de desenvolvimento que tem a ver muito com o turismo e economia azul”, sublinhou.
Segundo a secretária de Estado, esses pilares são “fundamentais” para a diversificação da economia cabo-verdiana.
Por outro lado, assegurou que o arquipélago quer incrementar as relações de cooperação com a Espanha e que o acordo assinado oferece quadros para a promoção dessas relações.
Na ocasião realçou a excelência das relações económicas e empresariais entre os dois países,m tendo sublinhando que o sector privado tem tido um “papel fundamental” na promoção e diversificação da economia.
Por seu turno, a secretária de Estado da Cooperação Internacional de Espanha, Pilar Cancela Rodriguez, considerou o acto “muito importante” uma vez que estão a renovar um compromisso e caminho da cooperação entre os dois países e na execução de objectivos que compartilham.
Afirmou que depois de um período de negociação, as partes assinaram dois documentos muito “importantes” que vão permitir e renovar o compromisso do Governo espanhol com Cabo Verde, depois da suspensão de alguns anos foi retomado hoje.
“Temos um objectivo transversal e fundamental para Espanha e Cabo Verde que é a luta pela igualdade de género contra toda forma de violência de género em todas as suas manifestações sobretudo pelo empoderamento das mulheres e meninas”, referiu.
Por outro lado, apontou que o crescimento económico e o sector da economia azul são sectores estratégicos para Cabo Verde, nos quais o seu país pode disponibilizar o seu conhecimento e experiência.
Para a secretária de Estado espanhola, as relações de amizades entre os dois países são “excelentes” e considerou que Cabo Verde é uma referência a nível da África por ser um país estável, democrático e boa governação.

Dans la même catégorie