MAP Agriculture: Cabo Verde Determined to Consolidate Cooperation with Morocco (Cabo Verdean Minister) MAP Agriculture/Irrigation: Congo Aspires to Benefit from Moroccan Experience (Congolese Minister) MAP Comorian Agriculture Minister Praises Morocco’s Booming Agricultural Sector MAP Morocco, Guinea-Bissau Discuss Means to Promote Agricultural Cooperation MAP Madagascar Keen to Benefit from Moroccan Experience in Oceanography (Madagascan Minister) MAP Mali’s Minister of Agriculture Hails Morocco’s Progress in Water and Dam Management MAP AFCON Futsal (Semi-final): Morocco Trash Libya (6-0), Qualify for World Cup GNA Accra successfully ends 2023 World Book Capital, prepares to handover title to Strasbourg GNA Teachers seeking study leave with pay should secure bank guarantees – PAC GNA Ghana takes ‘a bitter pill’ to attract investment for energy sector sustainability

Gestor de projectos do COC afirma que desporto é um excelente caminho para a promoção da inclusão social


  30 Mars      24        Sport (7826),

   

Cidade da Praia, 30 Mar (Inforpress) – O gestor de projectos do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Leo Moreau, afirmou nesta terça-feira, que o desporto é um excelente caminho e um eixo privilegiado para a promoção da inclusão social no mundo inteiro.
Este responsável fez estas afirmações em declarações à Inforpress, à margem da conversa aberta intitulada “Inclusão no desporto”, promovida pelo COC, e a Embaixada da França em Cabo Verde, em parceria com o Comité Paralimpico de Cabo Verde (COPAC), no âmbito do programa “Terre de Jeux”.
Conforme explicou, o referido programa é organizado pelo Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Paris 2024 e visa levar os jogos olímpicos e paraolímpicos de Paris 2024 a todos os países antes do seu efectivo começo com a realização de várias actividades com destaque para eventos desportivos e culturais
A conversa aberta sobre a inclusão no desporto, promovida esta tarde e a exposição fotográfica, de acordo com este responsável, é o primeiro evento que dá o pontapé de saída do programa Terre de Jeux”.
“Este é o primeiro evento no âmbito de leques de actividades que o Comité Olímpico Cabo-verdiano organiza em parceria com a embaixada de França. Visa promover os jogos olímpicos paraolímpicos 2024 e na mesma ocasião celebramos no dia 06 de Abril o Dia Internacional pela paz e desenvolvimento com a corrida de estafeta que decorre no mundo inteiro”, adiantou.
A exposição fotográfica, prosseguiu, reúne um conjunto de fotos de atletas que estão a promover o desporto como ferramenta de inclusão social, levando o desporto além dos campos desportivos.
Segundo disse, a inclusão no desporto é uma temática bastante ampla que abrange várias questões que o evento Paris 2024 acolhe pela primeira vez na história uma edição de jogos que terá a vertente olímpica e paraolímpica, isto é, não serão distinguidos atletas olímpicos de paraolímpicos.
Considerou, neste sentido, que o desporto é um excelente caminho para a promoção da inclusão social, isto porque justificou, permite muita troca de experiência, mistura de faixas etárias e género num só palco.
“Esta é uma excelente oportunidade para promover esta temática de inclusão, incluir atletas paraolímpicos na grande celebração do desporto e também pela própria temática no dia 06 de Abril, que é dia do Desporto pela paz e desenvolvimento. A inclusão é um factor muito importante para incluirmos todas as pessoas que se sentem marginalizadas de uma forma geral”, asseverou.
Destacou, por outro lado, as acções levadas a cabo pela COC e COPAC e iniciativas desenvolvidas em Cabo Verde com vista a promover a inclusão de pessoas, com destaque para mulheres e pessoas com deficiência.

Dans la même catégorie