GNA Coach Ogum absent as irate fans storm Adako Jachie to register their displeasure GNA Rescue Para-Sports Group petitions Parliament to seek reforms  GNA European Union in Ghana to mark Europe Month with annual partnership dialogue GNA CAGD gets new Controller General GNA Let’s leverage digital age to empower female CEOs, entrepreneurs – Veep Bawumia GNA Regulate small scale, community mining well to absorb more graduates GNA PAC advocates for revenue collectors to be engage on commission basis GNA President of the Apesokubi Traditional Council woos investors GNA Unregulated illegal mining puts Ghana’s cocoa farms under threat GNA Ghana Revenue Authority begins sensitisation on annual income tax returns

Governo e União Europeia lançam programa indicativo multianual no valor de 112 milhões de euros


  24 Mars      75        Economy (15072),

   

Bissau,24 Mar 22(ANG) – O Governo e a União Europeia lançaram, quarta-feira, um programa indicativo multianual para o período 2021-2027, orçado em cerca de 112 milhões de euros.

Na ocasião, o vice primeiro-ministro e responsável governamental para a Área Económica, enalteceu a importância desse programa para a concretização dos desígnios da estabilidade, boa governança e do desenvolvimento sustentável.

Soares Sambú disse que o Governo considera o projeto de uma “feliz interpretação” das prioridades da Guiné-Bissau, em particular do executivo, frisando que o mesmo vai ainda em linha com a agenda do Desenvolvimento da África 2020-2063 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.

Sambú assegurou que o Governo tudo fará para que os objetivos preconizados no Programa Indicativo sejam atingidos, como forma de perpetuar “essa duradoira relação” , para o bem do povo guineense.

A embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau, Sónia Neto manifestou-se grata por poder “assinalar esse marco histórico”, na parceria entre Bissau e Bruxelas, apenas seis meses depois da visita do Presidente Umaro Sissoco Embaló às instituições europeias, onde reforçou as prioridades para o país.

Informou que, à isso, junta-se às deslocações à Bissau da diretora-geral para África do Serviço Europeu de Ação Externa e do chefe de Unidade da Direção-Geral das parcerias internacionais da Comissão Europeia.

Aquela diplomata declarou que o Programa Indicativo multianual foi pensado e discutido com as autoridades e a sociedade civil, tendo em conta o programa nacional de desenvolvimento, assim como as prioridades estratégias e setoriais.

Assegurou que a UE e o governo, juntos, podem contribuir para a consolidação da paz, estabilidade e desenvolvimento sustentável da Guiné-Bissau.

O programa incide em três eixos principais, nomeadamente, o Desenvolvimento Humano, com enfoque na saúde materno-infantil, Boa Governação e o Desenvolvimento do setor da Formação Profissional e vocacionada; Economia Verde e Inclusiva, focalizado no desenvolvimento humano.

O acesso à serviços básicos, bem como a promoção de agroindústria e das pescas sustentáveis; Boa Governança e Estabilidade, que se traduz num contributo de combate ao tráfico, corrupção, crime organizado, acesso à justiça e proteção aos direitos humanos, à governança económica, transparente e responsável são outros eixos do programa.

Dans la même catégorie