GNA GRA sensitises market women on tax compliance  GNA Energy, Finance Ministries must provide funding to fix energy challenges – IES GNA Construction of one-storey shopping mall to commence in Damongo GNA EU prioritises sustainable cashew production, economic growth GNA Reintroduce Fiscal Responsibility Act to tackle election budget overrun GNA Table tennis player appeals to investors to explore opportunities in the sport GNA Serene Insurance renews commitment to Accra Inter-City Homowo Marathon GNA Godwin Attram, Maxwell Konadu, three others earn national team appointments MAP CAF Confederation Cup: CAF Hands RS Berkane Victory Against USM Algiers GNA Global Cocoa Marketing Companies refuse to pay realistic Cocoa prices- CGCI

Jornalistas da Sub-região recebem formação em matéria de combate ao branqueamento de capitais


  26 Novembre      26        Media (1875),

   

Monróvia,26 Nov 19(ANG) – O Grupo Intergovernamental de Acção contra o Branqueamento de Capitais na África Ocidental(GIABA), está a levar a cabo de 26 à 28 do corrente mês, em Monróvia(Libéria), uma acção de formação dos jornalistas de 15 países membros da CEDEAO em matéria de investigação de crimes económicos e financeiros.

Falando no acto de abertura do curso, o ministro Adjunto dos Assuntos Fiscais da Libéria, Samora Wedline agradeceu o Giaba pela escolha do seu país como anfitrião do evento que, segundo ele, é de “extrema importância”.

“Como sabem, o Giaba joga um papel importante no combate ao branqueamento de capitais, do crime organizado e luta contra transacções ilícitas, por isso não existe alguém melhor que as midias na divulgação desses males e na sensibilização dos povos que fazem parte dos países da Cedeao”, enalteceu.

O governante liberiano aconselhou aos participantes a aproveitarem no máximo os três dias de formação, e que os conhecimentos adquiridos reflictam nos seus trabalhos diários, informando e sensibilizando a população sobe o perigo e os cuidados que devem ter em relação ao assunto.

Em representação do Director-geral do Giaba, Alfossene Djamanca agradeceu ao governo e povo liberiano, acrescentando que desde a sua criação em 2000 esta organização tem lutado contra o branqueamento de capitais, e que apoia os Estados membros, em particular aos seus profissionais de comunicação social.

“A nossa sub-região está confrontada com esse mal. Por isso, se exige o engajamento de todos os actores, estatais, privados e os midias para jogarem um papel fundamental e primordial na promoção de boa governação e assegurar as informações sobre o branqueamanto de capitais e outros crimes organizados.

O curso visa formar jornalistas da sub região para que tenham competências para produzir reportagens e artigos de fundo sobre o fenómeno.

Durante os três dias de formação, os participantes de 15 países do espaço CEDEAO, vão discutir entre outros temas, Como Compreender a Utilização e Gestão dos Novos Meios de Comunicação para uma Informação e Sensibilização sobre o Crime, Uso de Novas Tecnologias de Jornalismo de Investigação, Perspectivas Internacionais e Regionais , Papel dos Media tendo em conta a Liderança em todos os Níveis e o Uso de Linguagem na Escrita Investigativa Evitando a Calúnia.

A Guiné-Bissau é representada nessa formação pelos jornalistas da ANG e da Rádio Galaxia de Pindjiguiti.

Dans la même catégorie