GNA Global Cocoa Marketing Companies refuse to pay realistic Cocoa prices- CGCI GNA Sege Market traders unhappy with dissolution of association executives GNA Ashanti Region: ECG retrieves GHc598,666.00 from entities engaged in illegal connections GNA Keta: Physically challenged souter urges youth to embrace skills training  GNA Pre-planting season is key to crop growth – Agrihouse Foundation GNA Kwadaso onion traders evicted and relocated to new marketplace GNA GRA opens special window for taxpayers to update records GNA CAF CC: Dreams FC opens free gate for Zamalek SC second-leg encounter GNA Black Bombers to participate in international boxing tournament in New Zealand MAP President of Libyan Presidential Council’s Envoy Expresses His Country’s Thanks to HM the King for Continued Support for Libyan Cause, Calls for Reinforcing AMU

”Obras de Porto de Pesca Artesanal de Bissau serão concluídas até meados de julho do ano em curso”, diz Anselmo Mendes


  15 Mars      27        Environment (3678),

   

Bissau,15 Mar 22(ANG) – O Director-geral da Administração do Porto de Pesca Artesanal, disse hoje que as obras de construção das novas infraestruturas conexas àquele empreendimento, nomeadamente as quebra-mares serão concluídas, o mais tardar, até meados de julho do ano em curso.

Em entrevista exclusiva concedida hoje à ANG, Anselmo Mendes disse que as obras de construção do Porto de Pesca Artesanal estão muito avançadas, uma vez que os trabalhos mais importantes e mais complicados já se encontram na fase final.

“Estamos a referir concretamente a construção de quebra-mares. Sabemos que existem quebra-mar norte que é de 238 metros e de sul com 80 metros, bem como a reabilitação da antiga rampa de acostagem de canoas que igualmente estão em conclusão”, explicou.

Perguntado sobre as vantagens que o Porto de Pesca vai trazer para os pescadores artesanais após a sua conclusão, Anselmo Mendes disse que, a primeira vantagem é que vai oferecer maior segurança às canoas.

“A função dos quebra-mares é de proteger as pirogas dos ventos, em situações de mau tempo. Recentemente tivemos um prejuízo de mais de 30 canoas que sofreram fendas, alguns irreparáveis, devido aos choques causados por ventos fortes”, salientou.

O Director-geral de Administração do Porto de Pesca Artesanal disse que isso demonstra que as pirogas estão expostas aos ventos que a qualquer momento podem estragá-las.

“Penso que, com a construção dos quebra-mares que já estão na fase final, as canoas vão estar mais seguros no Porto”, disse.

Aquele responsável sublinhou ainda que, com a conclusão do Porto, haverá mais celeridade nas operações de embarque e descarga de pescados.

Disse que o Porto será dotado de outras condições, nomeadamente de água potável, maior segurança para os seus utentes e enfim a pesca artesanal no país dará um passo gigantesco.

“Se estamos a falar do Porto não se resume apenas na rampa de atracagem construída na 1ª fase e que está agora a ser reabilitada. Existem conjuntos de infraestruturas incluídos no projecto, dentre os quais as margens de protecção da terra, construção de estradas de acesso portuário numa distância de cerca de seis mil metros quadrados”, explicou.

Informou que existe ainda o projecto de compactuamento do terreno portuário que é dos mais importantes componentes, devido as condições higiênicas que oferece ao Porto, “porque irá acabar com os terrenos em lamaçal que existem actualmente.

Segundo Mendes, está igualmente em curso a construção de um espaço para a comercialização do pescado, que estará a disposição das mulheres vendedeiras de peixes, dos próprios pescadores e dos utentes em geral.

Dans la même catégorie