GNA Accra successfully ends 2023 World Book Capital, prepares to handover title to Strasbourg GNA Teachers seeking study leave with pay should secure bank guarantees – PAC GNA Ghana takes ‘a bitter pill’ to attract investment for energy sector sustainability GNA Ghana is set to procure one million revenue efficient metres GNA SY electronics wins GHC 20,000 cash prize under Startup Takoradi 2024 GNA Fidelity Bank joins United Nations Global Compact Initiative GNA World Bank, AfDB commit to connect 300m Africans to electricity by 2030 MAP Water Management: Morocco Has Rich Experience to Share with Other Countries (FAO DG) MAP Morocco’s Army Rescues 12 Sub-Saharan Would-Be Migrants off Laâyoune MAP Moroccan Sahara: Liberia’s Constant, Positive Positions Consolidate Bilateral Ties (FM)

Padarias da Cidade da Praia decidem aumentar em até 20% o preço do pão


  9 Février      74        Economy (15077),

   

Cidade da Praia, 09 Fev (Inforpress) – Responsáveis de padarias da Cidade da Praia reuniram-se na terça-feira, 08, para novos ajustes no preço dos produtos, nomeadamente o pão, pelo que acordaram um aumento de até 20 por cento (%), informaram hoje os proprietários.

O motivo desse aumento, conforme os proprietários, relaciona-se com o facto de um saco de 50 quilogramas de farinha de trigo ter aumentado de 2.340 escudos para 2.840 escudos, mais 500 escudos, variando entre 19 a 20%.

Longinho dos Reis, da Padaria Sodade, em Achada Santo António, disse à Inforpress que a reunião foi para decidirem de forma concertada acerca da subida de preço dos produtos, bem como para formalização de uma associação de padarias da Praia, que brevemente terá um representante eleito.

“Padarias presentes na reunião optaram por subir redondamente até 20% do preço dos produtos, porque temos que jogar dependendo do produto, alguns podem subir até 19 outros até 20%”, precisou, salientando que as padarias precisavam estar em sintonia para evitarem exageros na subida de preços.

Quanto ao preço do pão mais consumido, a carcaça, explicou que vai depender da gramagem e do preçário de cada padaria.

Contudo, exemplificou que na sua padaria o pão pequeno passa de 11 a 13 escudos e o maior a 15 escudos, tendo sublinhado que todas as padarias fizeram “ajustes” nos preços para “sobreviverem”.

Conforme sustentou, os preços das matérias-primas “tem vindo a aumentar consideravelmente”, sobretudo a farinha de trigo que tem “um grande peso” na produção.

No entanto, indicou que caso o preço do trigo vier a reduzir o preço, as padarias estão abertas a concretizar um novo preçário.

Viriato de Pina, proprietário da Padaria Amélia, na Zona de Dinós, em Achada Santo António, que também participou na reunião, reiterou, por seu lado, que a situação está difícil devido ao aumento de preço de produtos alimentares e de combustíveis, daí a razão para a actualização de preços do pão.

Por isso, indicou, a carcaça que era vendida a 11 escudos passa a ser vendida por 13 escudos, e a de 15 escudos passa a 18 escudos.

A padaria Pão Quente, que está presente em muitos bairros da Cidade da Praia, aumentou o preço de todos os produtos, com o pão carcaça, o mais procurado, a passar de 15 para 18 escudos.

Dans la même catégorie