MAP Morocco-Sierra Leone Ties Witness Extensive Development in Recent Years (FM) MAP Morocco, Angola United by ‘Active Partnership’ Within AU (Angolan Ambassador) MAP ‘At a Record High’: Sierra Leone’s FM Hails Level of Relations with Morocco MAP Morocco’s Shible Sahbani Heads WHO Mission in Sudan MAP Sierra Leone Fully Engages in Royal Initiatives for West Africa (Joint Communiqué) MAP Morocco/Mauritania: Local, Regional Authorities Called Upon to Play Full Part in Royal Atlantic Initiative MAP Morocco’s Lower House Speaker Meets with Zambia’s National Assembly Delegation MAP U17 UNAF Tournament: Morocco, Libya Draw 1-1 Map Morocco Participates in High-Level African Counter-Terrorism Meeting in Abuja GNA Expand tourism beyond attractions and promote culture and customs- Yejimanhene

Plataforma sindical Unir e Resgatar UNTC-CS receia enfraquecimento da central sindical


  3 Mars      43        Politics (18677),

   

Cidade da Praia, 03 Mar (Inforpress) – A plataforma sindical Unir e Resgatar UNTC-CS manifestou-se hoje preocupada com a realização do congresso da central sindical aprazado para 09 deste mês, uma vez que a concretização da mesma poderá enfraquecer o sindicato.

A preocupação foi manifestada pelo presidente Eliseu Tavares, à saída do encontro que manteve hoje com o Presidente da República, José Marias Neves, a quem informou sobre a crise na União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS) e sobre o VIII Congresso previsto para 09 de Março de 2022.

Considerou que a realização deste congresso constitui um perigo para o sindicato, uma vez que grande parte dos trabalhadores, dos sindicatos filiados e dos conselheiros não vão estar representados.

Por outro lado, disse recear o enfraquecimento da própria central sindical uma vez que a actual secretária geral tem cometido uma série de irregularidades que tem prejudicado a UNTC-CS, mas também os próprios trabalhadores cabo-verdianos.

Segundo disse, a plataforma tem denunciado uma série de situações de irregularidades que tem fragilizado os trabalhadores.

“O mais recente exemplo é a lei de base de interesse público que o Governo pós para consulta dos sindicatos, mas a UNTC-CS não só não emitiu um parecer como escondeu essa lei dos sindicatos que têm interesse na Administração Pública, mas de forma indirecta conseguimos participar, dar o nosso contributo e eliminar alguns artigos que consideramos prejudiciais para os trabalhadores”, apontou.

Eliseu Tavares adiantou que o Presidente da República foi “compreensível, aberto” e aconselhou bem a plataforma sindical Unir e Resgatar UNTC-CS, que, segundo o presidente, vão continuar a lutar e denunciar as irregularidades contra os trabalhadores.

Para o presidente, a União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde (UNTC-CS) é um património e instituição que conseguiu vários ganhos para os trabalhadores cabo-verdianos e realçou que é preciso continuar a lutar para que a central sindical seja reconhecida e credível.

Para evitar o enfraquecimento da central, assegurou que a plataforma já denunciou as irregularidades junto do tribunal no País, na Organização Internacional do Trabalho (OIT), na rede de sindicatos de instituições financeiras da PALOP e será alargada a outras centrais sindicais com a qual a UNTC-CS mantém relações.

Na ocasião, disse esperar que o tribunal venha a tomar uma decisão a tempo de modo a evitar aquilo que poderá vir a ser uma grande “catástrofe”.

Dans la même catégorie