MAP Agriculture: Cabo Verde Determined to Consolidate Cooperation with Morocco (Cabo Verdean Minister) MAP Agriculture/Irrigation: Congo Aspires to Benefit from Moroccan Experience (Congolese Minister) MAP Comorian Agriculture Minister Praises Morocco’s Booming Agricultural Sector MAP Morocco, Guinea-Bissau Discuss Means to Promote Agricultural Cooperation MAP Madagascar Keen to Benefit from Moroccan Experience in Oceanography (Madagascan Minister) MAP Mali’s Minister of Agriculture Hails Morocco’s Progress in Water and Dam Management MAP AFCON Futsal (Semi-final): Morocco Trash Libya (6-0), Qualify for World Cup GNA Accra successfully ends 2023 World Book Capital, prepares to handover title to Strasbourg GNA Teachers seeking study leave with pay should secure bank guarantees – PAC GNA Ghana takes ‘a bitter pill’ to attract investment for energy sector sustainability

PR promete usar a sua magistratura de influência na resolução dos principais desafios de São Salvador do Mundo


  14 Février      21        Politics (18668),

   

Achada Igreja, 14 Fev (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, prometeu hoje usar a sua magistratura de influência para a resolução dos principais desafios dos Picos, que são, a água, o desencravamento, a habitação social e a questão fundiária.
José Maria Neves, que cumpre hoje o segundo dia de visita ao município de São Salvador do Mundo (Picos), falava aos jornalistas após reunir-se com a equipa camarária e eleitos municipais para discutirem o desenvolvimento sustentável desse município do interior de Santiago.
“O município está a crescer e a desenvolver-se, mas, ainda tem enormes desafios e o principal desafio tem que ver com a água”, observou o chefe de Estado, lembrando que há um índice muito baixo de água canalizada nesse concelho.
Nesse sentido, propôs “junção de esforços” para se mobilizar mais água, para desencravar as diferentes localidades e para resolver as questões fundiárias e entre outros problemas.
Neves defendeu ainda que o município precisa de projectos sustentáveis na área da agricultura, da pecuária, da indústria agro-alimentar e turismo rural, para que se possa gerar mais empregos e rendimentos às pessoas, combater a pobreza e as desigualdades.
Se tal acontecer, o mais alto magistrado da Nação garantiu que vai haver mais progresso e desenvolvimento em São Salvador do Mundo.
“Portanto, em função desses desafios o Presidente da República vai desenvolver a sua magistratura de influência para construirmos respostas para esses problemas”, comprometeu-se o Chefe de Estado.
Por outro lado, pediu a mobilização da sociedade civil e dos cidadãos em prol do desenvolvimento do País, defendendo que, se se deixar de focalizar só no Estado e só no que é público, Cabo Verde vai conseguir o tão almejado desenvolvimento sustentável.
“(…) Não conseguiremos o desenvolvimento se não tivermos cidadãos com uma grande liberdade de espírito e espaços de participação e de criação. Não teremos desenvolvimento se não tivermos uma sociedade civil autónoma, empreendedora e capaz de encontrar respostas para o desenvolvimento”, defendeu, aclarando que para “haver desenvolvimento tem que haver uma cultura de desenvolvimento”.
“Esta é a minha principal mensagem: Assumirmos enquanto país e enquanto comunidade nacional o desafio do desenvolvimento de Cabo Verde e das nossas comunidades”, conclui José Maria Neves.
Por sua vez, o edil salvadorenho, Ângelo Vaz, adiantou que os desafios como a água, desencravamento, habitação social e novo Centro de Saúde dos Picos, estão na “linha da frente” das suas prioridades.
Em relação à água, disse acreditar que, com a entrada em funcionamento da dessalinizadora de Ribeira da Barca, Santa Catarina, o problema vai estar resolvido.
Além do encontro com os actores políticos, que acreditam no exercício da sua influência para com os problemas elencados, José Maria Neves visitou as obras de construção do reservatório para adução de água em Leitão Grande/Picos Acima, e manteve uma conversa aberta com estudantes do 11º e 12º anos da Escola Secundária Carlos Alberto Gonçalves.
Já no período da tarde, o chefe de Estado participou na roda de conversa com associações comunitárias e juvenis da comunidade de Mato Dentu e arredores.
No terceiro e último dia, o Chefe de Estado inicia o seu programa de visita com um encontro com jornalistas e outros profissionais de comunicação social para fazer o balanço dos 100 dias como Presidente da República.
Ao meio dia visita a FAMI-PICOS, para de seguida visitar os artesãos de pano de terra e de balaios e termina a sua visita no período da tarde com uma deslocação à comunidade de Faveta para contacto com a população local.

Dans la même catégorie