GNA Accra successfully ends 2023 World Book Capital, prepares to handover title to Strasbourg GNA Teachers seeking study leave with pay should secure bank guarantees – PAC GNA Ghana takes ‘a bitter pill’ to attract investment for energy sector sustainability GNA Ghana is set to procure one million revenue efficient metres GNA SY electronics wins GHC 20,000 cash prize under Startup Takoradi 2024 GNA Fidelity Bank joins United Nations Global Compact Initiative GNA World Bank, AfDB commit to connect 300m Africans to electricity by 2030 MAP Water Management: Morocco Has Rich Experience to Share with Other Countries (FAO DG) MAP Morocco’s Army Rescues 12 Sub-Saharan Would-Be Migrants off Laâyoune MAP Moroccan Sahara: Liberia’s Constant, Positive Positions Consolidate Bilateral Ties (FM)

Primeiro-ministro promete transformar Bissau numa nova cidade


  16 Mars      64        Society (33428),

   

Bissau,16 Mar 22(ANG) – O primeiro-ministro afirmou hoje que o seu executivo vai transformar a capital Bissau numa cidade nova, com a reabilitação de todos os troços rodoviários, com fundos próprios.

Nuno Gomes Nabiam que falava no acto de lançamento da 1ª pedra para a construção das vias urbanas de Bissau, disse que as obras de reabilitação das estradas vão iniciar à partir da Mãe de Água até ao Matadouro e que vão contemplar todo o centro da cidade.

O chefe do governo disse que, graças ao financiamento do Banco Árabe para Desenvolvimento de África(BADEA), as obras de construção do troço da segunda saída de Bissau vão iniciar ainda no ano em curso.

Adiantou que, a par da reabilitação das estradas, as acções do executivo vão estender para o sector da energia, onde pretendem garantir a corrente electrica barata a todas as povoações do país.

Nabiam anunciou ainda que, no presente ano, a Guiné-Bissau vai começar a exportar o seu pescado, através de um projecto que irá empregar mais de 3500 pessoas.

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, Fidelis Forbs anunciou a construção de 300 quilómetros de estradas no norte do país, até o fim da presente legislatura, de forma a facilitar a circulação de pessoas e bens e melhorar, de forma significativa, a qualidade de vida das populações.

O governante salientou que a reabilitação das estradas do interior do país permitiram o escoamento de 250 mil toneladas de castanha de caju para Bissau, dentre as quais, 238 mil foram exportadas durante a campanha de 2021.

O projecto de reabilitação das vias urbanas de Bissau irá desenrolar em três etapas, sendo a primeira, a reabilitação da Avenida principal e de Bissau Velho, a segunda etapa, reabilitação de todos os troços em volta da Avenida Amilcar Cabral e as suas ruas transversais até ao Estádio Lino Correia.

A terceira etapa vai abranger a Avenida Marginal de Pindjiguiti, o 03 de Agosto.

As obras serão financiadas pelo governo, num montante não revelado e serão adjudicadas pela empresa General Word, num período de dois anos.

Dans la même catégorie