MAP Agriculture: Cabo Verde Determined to Consolidate Cooperation with Morocco (Cabo Verdean Minister) MAP Agriculture/Irrigation: Congo Aspires to Benefit from Moroccan Experience (Congolese Minister) MAP Comorian Agriculture Minister Praises Morocco’s Booming Agricultural Sector MAP Morocco, Guinea-Bissau Discuss Means to Promote Agricultural Cooperation MAP Madagascar Keen to Benefit from Moroccan Experience in Oceanography (Madagascan Minister) MAP Mali’s Minister of Agriculture Hails Morocco’s Progress in Water and Dam Management MAP AFCON Futsal (Semi-final): Morocco Trash Libya (6-0), Qualify for World Cup GNA Accra successfully ends 2023 World Book Capital, prepares to handover title to Strasbourg GNA Teachers seeking study leave with pay should secure bank guarantees – PAC GNA Ghana takes ‘a bitter pill’ to attract investment for energy sector sustainability

Primeiro-ministro visita a região Fogo/Brava com o sector agrícola na agenda


  2 Mars      42        Tourism (2488),

   

São Filipe, 02 Mar (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, inicia hoje uma visita de três dias à região Fogo/Brava, com o sector agrário em agenda, estando previstas inaugurações de infra-estruturas de mobilização, armazenamento e distribuição de água para agricultura.
Ainda hoje, após a sua chegada à ilha do Fogo, o chefe do Governo desloca-se à zona norte, Às-Hortas, para visitar a exploração agrícola do agricultor e empreendedor Eclisângelo Barbosa, que, além de uma área irrigada, dispõe de uma cadeia de lojas que comercializa frutas e outros produtos e restaurante.
Na quinta-feira, 03, o primeiro-ministro inaugura o projecto hidropastoril de Cabeça Fundão, no município de Santa Catarina do Fogo, e a obra de adução e distribuição de água na zona sul da ilha para agricultura.
De acordo com uma nota de imprensa do Governo, os dois projectos foram concretizados no âmbito do Programa de Promoção de Oportunidades Sócio-económicas Rurais (Poser) e têm por finalidade dinamizar a economia das comunidades, com vocação e potencial agrícola, pecuária e/ou pesca, em benefício da resiliência económica e ambiental das populações menos favorecidas.
O objectivo é promover o aumento da produção e da produtividade agropecuárias e das pescas, assim como promover cadeias de valor, através de financiamentos que permitam a sustentabilidade e o acesso à água ou outros bens e serviços.
O projeto hidropastoril de Cabeça Fundão consistiu na construção de dois reservatórios de 400 metros cúbicos cada para aumentar a disponibilidade e capacidade de armazenamento de água para o sector agropecuário na comunidade, beneficiando cerca de quatro dezenas de criadores.
A construção dos dois reservatórios está orçada em cerca de dez mil contos, devendo as infraestruturas dar respostas aos constrangimentos do sector da pecuária, principal actividade geradora de rendimentos da comunidade, com um cerca de um milhar de efectivo pecuário.
O acesso à água é um dos principais problemas da comunidade de Cabeça Fundão, a única do município de Santa Catarina do Fogo que ainda não tem rede pública de abastecimento de água, para o consumo e abeberamento de gado.
O projecto de optimização de rede de abastecimento de água na zona sul de São Filipe, por seu lado, permitiu recuperar as infra-estruturas hidráulicas, de adução e distribuição da água, aumentando a disponibilidade de água em todo o sistema da zona sul da ilha do Fogo.
Este projecto, avaliado em 111 mil contos, vai beneficiar perto de duas mil pessoas, entre agricultores, criadores e ligações de redes domiciliares de água.
Ainda na ilha do Fogo, o primeiro-ministro, juntamente com responsáveis da Empresa Intermunicipal de Águas (Águabrava) e da Delegação da Lux Dev, visita todas as instalações de painéis solares financiadas pela LuxDev.
No início da noite de quinta-feira, o primeiro-ministro, que se faz acompanhar do ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, desloca-se à ilha Brava, onde inaugura o mercado de peixe de Nova Sintra, o projecto hidroagrícola de valorização e utilização eficiente dos recursos
naturais na Ilha Brava, além de assistir à apresentação do projecto Brava Resort e assinatura da convenção de estabelecimentos.

Dans la même catégorie