MAP Agriculture: Cabo Verde Determined to Consolidate Cooperation with Morocco (Cabo Verdean Minister) MAP Agriculture/Irrigation: Congo Aspires to Benefit from Moroccan Experience (Congolese Minister) MAP Comorian Agriculture Minister Praises Morocco’s Booming Agricultural Sector MAP Morocco, Guinea-Bissau Discuss Means to Promote Agricultural Cooperation MAP Madagascar Keen to Benefit from Moroccan Experience in Oceanography (Madagascan Minister) MAP Mali’s Minister of Agriculture Hails Morocco’s Progress in Water and Dam Management MAP AFCON Futsal (Semi-final): Morocco Trash Libya (6-0), Qualify for World Cup GNA Accra successfully ends 2023 World Book Capital, prepares to handover title to Strasbourg GNA Teachers seeking study leave with pay should secure bank guarantees – PAC GNA Ghana takes ‘a bitter pill’ to attract investment for energy sector sustainability

Santa Catarina: Reabilitação do polidesportivo de Nhagar ronda 40 mil contos – presidente da câmara


  9 Février      72        Society (33428),

   

Assomada, 09 Fev (Inforpress) – As obras de reabilitação do polidesportivo Celestino dos Santos Almada, no bairro de Nhagar, em Assomada, Santa Catarina, que carece de uma “intervenção de fundo”, representa um investimento que ronda os 40 mil contos.

A informação foi prestada pela presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, à margem da visita que o presidente do conselho directivo do Instituto da Juventude e Desporto (IDJ), Frederic Mbassa, efectuou hoje àquela infra-estrutura desportiva, depois de se ter reunido com a equipa camarária, na sala de reuniões dos Paços do Concelho.

A autarca disse que saiu do encontro com “boas perspectivas”, tendo em conta que o IDJ assumiu ser parceiro do município que dirige na reabilitação do polidesportivo de Nhagar, sem, no entanto, avançar o montante a ser comparticipado por aquela instituição.

Além do apoio financeiro do IDJ, a chefe do executivo municipal disse esperar contar com outros parceiros para que possa reabilitar aquela que considerou de “uma das maiores infra-estruturas desportivas do País”.

A reabilitação passa, sobretudo, pela reposição do piso, tecto e iluminação, mas a mesma fonte informou que é preciso estudar os materiais e evitar ir contra o clima deste município do interior de Santiago.

Sem adiantar uma data para o arranque das obras, Jassira Monteiro considerou que o projecto de reabilitação da infra-estrutura desportiva contempla ainda um montante para a sua manutenção.

“Tendo em conta as reivindicações da comunidade desportiva e dos jovens uma das nossas prioridades é realmente reabilitar o polidesportivo de Nhagar e outras iniciativas que beneficiam a camada jovem”, concretizou a autarca.

O IDJ, adiantou a mesma fonte, comprometeu-se ainda em ser parceiro da câmara em tudo aquilo que são as iniciativas da mesma para o desporto e a juventude.

Por sua vez, o presidente do conselho directivo do IDJ assegurou que a instituição que dirige vai ser parceiro no co-financiamento deste espaço, sem, no entanto, avançar o montante a ser disponibilizado.

Frederic Mbassa adiantou que o IDJ vai montar a arquitectura financeira para que possam concretizar este projecto em parceria com a câmara santa-catarinense.

“Consideramos este pavilhão desportivo como um dos melhores de Cabo Verde, precisamos reabilitá-lo e precisamos dar uma resposta para Santiago Norte, e creio que a reabilitação deste espaço será a mais assertiva”, notou Frederic Mbassa.

Na ocasião, avançou que o IDJ, dentro dos seus projectos, vai trabalhar em “estreita parceria” com a Câmara Municipal de Santa Catarina a partir deste e nos próximos na dinamização dos centros de juventude/espaços jovem, na integração digital dos jovens, na formação e no apoio às associações juvenis.

O presidente do conselho directivo do IDJ visitou ainda o espaço jovem de Nhagar e algumas placas desportivas, que carecem de reabilitação no concelho.

Dans la même catégorie