GNA Atlantic Lithium Limited is in the process of being listed on the stock exchange-GSE GNA IMF to begin Second Review of Ghana’s programme on April 2 GNA ECOWAS Commission reviews draft action plan for Integrated Maritime Strategy GNA Civil Society Coalition for African Continental Free Trade Area inaugurated GNA Ashanti West ECG to clamp down on illegal connections GNA Women gari processors at Ahyiresu community gets processing factory GNA Ashanti West ECG to clamp down on illegal connections GNA $1.2 billion disbursement from partners will mitigate cedi depreciation GNA African Trade Chamber in US seeks collaboration in Africa GNA Election 2024: Analyst urges National Security to begin early preparation

São Vicente: Presidente da República estimula colectivo da Guarda Costeira a “fazer o melhor” para Cabo Verde


  11 Février      52        Politics (18646),

   

Mindelo, 11 Fev (Inforpress) – O Presidente da República visitou hoje todas as dependências das Forças Armadas em São Vicente, com destaque para Guarda Costeira, sediada na ilha, elogiou o trabalho feito e estimulou o colectivo a “fazer o melhor” para Cabo Verde.

José Maria Neves, sempre acompanhado pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, major-general Anildo Morais, iniciou a visita justamente pelo Comando da Guarda Costeira, em São Pedro, e disse ter constatado que há trabalho feito e “a todos os títulos meritório”, se se considerar a dimensão das águas arquipelágicas, do território marítimo e da Zona Económica Exclusiva do País.

“Apesar de todos os constrangimentos que restringem o processo de desenvolvimento institucional da Guarda Costeira noto uma grande capacidade de trabalho, muita entrega ao bem comum, mas, sobretudo, rigor, transparência e accountibilty na gestão de tudo o que é posto à disposição da Guarda Costeira”, elogiou o chefe de Estado.

Gestão que comparou ao “milagre da multiplicação dos pães que existem”, numa referência aos parcos meios colocados à disposição da instituição, mas que é “exemplo a seguir” neste período de pós-pandemia, com “enormes desafios e dificuldades”.

Actualmente, a Guarda Costeira é servida por 197 militares, os quais têm à sua disposição, em meios navais, sete navios, a maioria, entretanto, avariada ou em manutenção, sendo que o ramo aéreo não tem de momento qualquer meio.

Aliás, para o Presidente da República, “é evidente para todos” que as Forças Armadas cabo-verdianas “precisam de mais meios”, mas mesmo assim destacou a “perspectiva estratégica” da Guarda Costeira de poder “olhar em frente, antecipar os cenários do futuro e trabalhar para realizar esse caminho”.

“Continuem nessa linha e podem contar com todo o apoio, carinho e acompanhamento do Presidente da República, enquanto Comandante Supremo das Forças Armadas, pois da minha parte, inspirado no vosso trabalho, vou fazer o meu melhor para que a Guarda Costeira e as Forças Armadas cresçam enquanto instituições, pois são fundamentais para o desenvolvimento de Cabo Verde”, finalizou José Maria Neves.

Para além do Comando da Guarda Costeira, o Presidente da República visitou o Centro de Controlo de Tráfego Marítimo, o Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento, a Esquadrilha Naval, as unidades navais atracadas ao cais do Porto Grande, o Comando da 1ª. Região Militar e Centro de Instrução Militar Zeca Santos, no Morro Branco.

Dans la même catégorie