GNA GRA sensitises market women on tax compliance  GNA Energy, Finance Ministries must provide funding to fix energy challenges – IES GNA Construction of one-storey shopping mall to commence in Damongo GNA EU prioritises sustainable cashew production, economic growth GNA Reintroduce Fiscal Responsibility Act to tackle election budget overrun GNA Table tennis player appeals to investors to explore opportunities in the sport GNA Serene Insurance renews commitment to Accra Inter-City Homowo Marathon GNA Godwin Attram, Maxwell Konadu, three others earn national team appointments MAP CAF Confederation Cup: CAF Hands RS Berkane Victory Against USM Algiers GNA Global Cocoa Marketing Companies refuse to pay realistic Cocoa prices- CGCI

Universidades assinam protocolo de adesão à Cátedra Internacional CEU-ElcanoNavio Juan Sebastian Elcano


  7 Avril      45        Innovation (5637),

   

Cidade da Praia, 07 Abr (Inforpress) – As instituições de ensino superior Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e Universidade Jean Piaget (Uni-Piaget) assinaram um protocolo de adesão à Cátedra Internacional CEU-Elcano a bordo do navio-escola da Armada Espanhola “Juan Sebastián Elcano”, no porto da Praia.
O acto contou com a presença da embaixadora do Reino de Espanha em Cabo Verde, Maria Dolores Rios Peset, que disse que a assinatura do protocolo integra as comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação.
“Esta cátedra vai fazer distintas actividades em distintos países e Cabo verde, que foi a última escala da circum-navegação de há 500 anos, tem a oportunidade de participar, de fazer investigação conjunta do que foi a primeira circum-navegação do mundo”, frisou.
A embaixadora afirmou ainda que o primeiro acto para comemorar os 500 anos da circum-navegação foi o convite dos estudantes das universidades Uni-CV e Uni-Piaget, para visitar o navio que chegou na quarta-feira, 07, e que hoje haverá uma palestra na biblioteca da Uni-CV sobre a circum-navegação, e, na sexta-feira, 08, a Universidade Jean Piaget será palco de uma palestra.
O porta-voz da Uni-CV, Daniel Medina, disse que para aquela instituição de ensino superior o evento reveste-se de “alguma notoriedade e ênfase”, por se tratar de uma cátedra e, por isso, “quase sempre alicerçadas às universidades”.
“As universidades têm por intuito a investigação e a contestação, que devem estar presentes nas mesmas, quando essas tencionam desenvolver. Nós quando falamos de Cabo Verde, às vezes há algum desconhecimento dos jovens e para os estudantes, por exemplo, já tivemos grandes navegadores, Sebastián Elcano foi um grande navegador, um dos melhores do mundo que esteve na Cidade Velha”, acrescentou.
Segundo Daniel Medina, o conhecimento destas histórias junto dos estudantes “faz todo o sentido”, porque se trata de uma forma de se conhecer e conhecer a sua história e identidade.
Por seu turno, o coordenador da cátedra Elcano na universidade Piaget, Wlodzimierz Szymaniak, disse que Cabo Verde está no Atlântico e que por isso a investigação relacionada com a história da navegação no Oceano Atlântico “é muito importante” para o País.
“Agora já posso frisar que existem alguns estudos publicados em Espanha no passado que falam muito sobre Cabo Verde e, em primeiro lugar, queremos recuperar aqueles estudos e fazermos conhecer ao público cabo-verdiano, porque são estudos interessantíssimos, mas, infelizmente, completamente esquecidos e desconhecidos em Cabo Verde”, pontuou.
Wlodzimierz Szymaniak disse igualmente que já estão na posse de alguns livros antigos e que pensam em exposições, conferências e edições de livros assimilados.

Dans la même catégorie