MAP Royal Navy Assists 85 Sub-Saharan Would-Be Migrants Off Dakhla GNA GRA sensitises market women on tax compliance  GNA Energy, Finance Ministries must provide funding to fix energy challenges – IES GNA Construction of one-storey shopping mall to commence in Damongo GNA EU prioritises sustainable cashew production, economic growth GNA Reintroduce Fiscal Responsibility Act to tackle election budget overrun GNA Table tennis player appeals to investors to explore opportunities in the sport GNA Serene Insurance renews commitment to Accra Inter-City Homowo Marathon GNA Godwin Attram, Maxwell Konadu, three others earn national team appointments MAP CAF Confederation Cup: CAF Hands RS Berkane Victory Against USM Algiers

“Vir a São Vicente é uma oportunidade de pagar uma dívida com os sanvicentinos” – PR de Angola


  15 Mars      29        Politics (18678),

   

Mindelo, 15 Mar (Inforpress) – O Presidente de Angola disse hoje, no Mindelo, que vir a São Vicente é uma oportunidade que o seu homólogo José Maria Neves, lhe deu de “pagar uma dívida com os sanvicentinos por nunca ter pisado a ilha”.
João Lourenço falava após receber as chaves da cidade do Mindelo numa cerimónia, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente (CMSV), com a presença do Presidente da República José Maria Neves, o presidente da CMSV, Augusto Neves, a presidente da Assembleia Municipal, Dora Pires, e demais delegações.
“No rol dos amigos cabo-verdianos que tenho, alguns deles são daqui de São Vicente e nunca me perdoaram o facto de eu me ter esquecido sempre de São Vicente nas minhas deslocações a Cabo Verde. Portanto, esta oportunidade que o Presidente José Maria Neves me deu foi para este fim, de vir pagar a dívida e fazer as pazes com os sanvicentinos”, afirmou.
Segundo João Lourenço, ao longo dos anos, enquanto político e amigo de Cabo Verde efectuou muitas visitas de trabalho ao País, mas foi para outras ilhas e cidades, mas nunca esteve em São Vicente.
“A partir de agora e uma vez com as chaves da cidade do Mindelo no bolso, posso vir a São Vicente muito mais vezes, até sem aviso prévio. Quando derem conta já estarei aqui no Mindelo”, ajuntou o PR de Angola.
O Chefe de Estado angolano disse saber que “São Vicente é uma ilha, de todas as ilhas, que está com as janelas mais abertas ao mundo”, pelo que, afirmou que “não conhecer São Vicente é não conhecer Cabo Verde”.
Isto numa alusão à música “Esse país”, de Manuel de Novas, eternizada por Cesária Évora e lembrada pelos sanvicentinos.
A presidente da Assembleia Municipal de São Vicente, Dora Pires, agradeceu a iniciativa do Presidente da República de Cabo Verde por estender a presidência à ilha de São Vicente, sublinhando que “é uma oportunidade também de trazer delegações de outras paragens para conhecer a ilha, ver o pulsar e juntos decidir o melhor para o desenvolvimento da ilha”.
A mesma lembrou dos “laços históricos e culturais” que unem Cabo Verde e Angola”, do “passado comum de luta de libertação” dos dois países que, hoje, “livres e independentes, buscam um rumo melhor para alcançar o patamar desejado para que o desenvolvimento seja real”.
“E aqui nós apelamos para que juntos possamos reforçar e aprofundar os laços de amizade, de apoio e de cooperação existentes a fim de alcançarmos o progresso desejado e o desenvolvimento socioeconómico dos nossos países”, pediu.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, defendeu que esta visita de Estado “é expressão das excelentes relações de irmãos, de amizade e de solidariedade entre os dois países”.
Para o autarca, apesar das “alterações que se verificaram em todo o mundo”, a história que une os dois países permanece “profundamente saudável” e tem servido para o “relançamento de uma cooperação multiforme e mutuamente vantajosa”.
“Contamos com Angola e com o vosso povo no apoio à mobilização de investidores angolanos para continuarem a afluir com maior ímpeto para o nosso São Vicente. Urge que saibamos tomar partido desta abertura para avançarmos para um relacionamento que explore de forma mais profícua as vantagens comparativas de ambos”, declarou reiterando o “orgulho para Cabo Verde e para São Vicente” em acolher o mais alto representante da nação angolana e a delegação que o acompanha”.

Dans la même catégorie