MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Sal: Primeiro-ministro diz que retoma económica e nova dinâmica são fruto de medidas sanitárias e de combate a covid-19


  16 Septembre      36        Economie (21006),

 

Espargos, 16 Set (Inforpress) – O primeiro-ministro destacou quinta-feira, no Sal, o impacto da implementação das medidas sanitárias e de combate a covid-19 que permitiu a retoma económica e uma nova dinâmica à ilha turística.
Ulisses Correia e Silva fez essas considerações na sessão solene em celebração ao Dia do Município, assinalado, quinta-feira, a que presidiu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
“Medidas de segurança sanitária e de combate a covid-19, medidas de protecção às empresas, emprego, rendimento e famílias, permitiram evitar o colapso do sistema e de saúde”, frisou o chefe do executivo, aludindo que medidas de recuperação da economia “fortemente” atingida pela crise da pandemia da covid-19 tiveram que ser também reforçadas.
“Para mitigar os efeitos da inflacção no rendimento das pessoas e no desempenho das empresas. As medidas de segurança sanitárias e de protecção das empresas permitiram a retoma do turismo. Hotéis reabriram, trabalhadores voltaram, turistas têm aumentado, com impacto sobre várias outras actividades: restauração, agricultura, pescas, comércio, animação musical, actividade aeroportuária”, enfatizou.
Sublinhando, por outro lado, que “existe procura externa e confiança” de investidores no País, que o Sal é um destino turístico de referência a nível mundial, Correia e Silva assegurou que vão acontecer “coisas boas” na ilha.
Dessas “coisas boas” destacou a concessão dos aeroportos celebrada com a VINCI, prognosticando, com isso, “maior fluxo de aeronaves e passageiros, investimentos na gestão aeroportuária, maior rendimento comercial do aeroporto e maior promoção”, entre outros benefícios.
A requalificação do Pontão e a área envolvente, a expansão, reabilitação e iluminação da estrada Palmeira/Espargos/Santa Maria, construção de instalações terrestres de gare marítima no Porto da Palmeira, que vai melhorar a qualidade dos serviços de transportes marítimos e sua conexão com o turismo, a iniciativa turismo verde e sustentável, são outros projectos com vista a impulsionar, cada vez mais, o desenvolvimento da ilha.
Quanto à iniciativa turismo verde e sustentável, explicou que irá ser implementada para celebrar com os hotéis um programa do reforço do uso de energias renováveis, viaturas eléctricas, dessalinização da água com recurso a energias renováveis, reutilização de águas residuais e reciclagem de lixo, zero plástico nos consumíveis.
Isto porque, conforme sublinhou, o impacto na imagem e promoção da ilha do Sal como um destino amigo do ambiente “será benéfico” para todos.
Enunciando vários outros investimentos, nas mais diferentes áreas e sectores, desde orla marítima, requalificação urbana, saúde, segurança e educação, Ulisses Correia e Silva disse que apesar das crises o Governo tem investido.
“E vamos continuar a investir para desenvolver a economia do Sal, criar mais oportunidades de emprego, eliminar a pobreza extrema e reduzir a pobreza absoluta”, concretizou, destacando as parcerias na requalificação urbana, ambiental e outras.

Dans la même catégorie