MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

CMP assinala Dia Mundial do Artesão com exposição e feira do artesanato


  21 Mars      21        Arts & Cultures (3089),

 

Cidade da Praia, 21 Mar (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia (CMP) inaugurou neste sábado, uma exposição e feira de artesanato, com participação de 45 artesãos e montras nos Paços do Concelho e Praça Alexandre Albuquerque, respectivamente, para “prestigiar” os artesãos, num dia dedicado à classe.
Na abertura do evento, o vereador da Cultura, Jorge Garcia, afirmou que esta exposição organizada pela autarquia visa assinalar o Dia Mundial do Artesão, 19 de Março, como forma de prestigiar a classe e criar algum dinamismo em termos económicos.
“Toda a classe tem enfrentado muitas dificuldades, entretanto, neste momento em que se está a sair, pouco a pouco da pandemia, é preciso que as autoridades e decisores políticos tomem medidas exactamente para os ajudar a aumentar os seus rendimentos”, disse.
Segundo avançou, este evento conta com a participação de 17 expositores que exibem os seus trabalhos nos Paços do Concelho da Câmara Municipal, mais 28 que expõem na feira do artesanato na Praça Alexandre Albuquerque, de 19 a 31 deste mês.
É um número expressivo de artesãos, e isso mostra a dinâmica do nosso artesanato. O que os artesãos realmente precisam é de mais espaços para exporem os seus produtos, uma reivindicação que fazem sempre, e neste sentido a CMP está a trabalhar para proporcionar mais espaços para venderem os seus produtos”, adiantou.
Na exposição pode-se encontrar trabalho diversificado, como bonecos, bijuterias, cestaria, pano de terra, entre outros.
A CMP, conforme Jorge Garcia, está a pensar na possibilidade de vir a disponibilizar um espaço no piso superior do mercado do Platô para os artesãos exporem os seus trabalhos permanentemente, no âmbito da dinâmica de turismo de cruzeiros.
Por sua vez, a artesã Lúcia Lina, que expõe bonecas de pano, representativas às mulheres tradicionais, espera receber muitas visitas à exposição, para ter a oportunidade de dar a conhecer ao público o seu trabalho e que compense o período de tempo gasto na confecção do seu produto.
Também o artesão, Felisberto Brito, sublinhou a importância desta oportunidade de expor os seus produtos, tiras do pano de terra, e espera conseguir vendê-las, e assim poder levar algum rendimento para casa.

Dans la même catégorie