MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Economia Solidária: Cabo Verde já conta com um ” Banco de Tempo” para trocas de serviços


  13 Juillet      70        Economie (21006),

 

Cidade da Praia, 13 Jul (Inforpress) – Cabo Verde já conta com um “ Banco do Tempo”(BT), um sistema de trocas de serviços, que promove o encontro entre a oferta e a procura, cujo moeda de troca é o tempo.
A apresentação do projecto, que tem por missão promover as relações humanas e contribuir para uma cultura de solidariedade nas comunidades, foi apresentado hoje na Cidade da Praia.
Em declarações à imprensa, a presidente do BT, Miriam Medina, esclareceu que se trata de uma plataforma (www.bancodotempo.cv) de trocas de serviços que podem ser no modelo virtual e presencial.
Miriam Medina avançou que o projecto já foi apresentado ao Governo, “ que prometeu parcerias” por ser um projecto de âmbito nacional e com a ambição de criar emprego.
Todasa pessoas, principalmente os jovens , também os aposentados, que têm muito por ensinar, são clientes do banco ” esclareceu Miriam Medina, advertindo que dentro da plataforma há termos de uso e de responsabilidade.
Por sua vez , o secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, disse que se trata de um projecto de iniciativa privada que conta com o apoio do Governo através do Bolsa Cabo Verde Digital.
” Numa fase inicial vamos apoiar dois dos promotores deste negócio financeiro, para além do apoio técnico para que possam escalar esse negócio, ou seja, é uma starts-up que está na fase inicial da sua ideia de negócio”, precisou.
O governante enalteceu essa iniciativa por acreditar que a economia criativa será uma nova forma de fazer negócio
O Banco de Tempo é um sistema de organização de trocas solidárias que promove o encontro entre a oferta e a procura de serviços disponibilizados pelos seus membros.
No Banco de Tempo troca-se tempo por tempo. Todas as horas têm o mesmo valor e quem participa compromete-se a dar e a receber tempo.
O projecto tem por missão promover as relações humanas e contribuir para uma cultura de solidariedade nas comunidades.

Dans la même catégorie