MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Portugal reitera apoio técnico a Cabo Verde na candidatura do ex-Campo de Concentração do Tarrafal à Unesco


  7 Juillet      41        Politique (25379),

 

Tarrafal, 07 Jul (Inforpress) – A ministra da Cultura de Portugal reiterou o apoio técnico deste país europeu a Cabo Verde, através das suas instituições, na candidatura do ex-Campo de Concentração do Tarrafal a Património da Humanidade da Unesco.
Graça Fonseca deu esta garantia em declarações terça-feira à imprensa após o acto da assinatura de um memorando de entendimento rubricado esta terça-feira, no ex-Campo de Concentração do Tarrafal, na ilha de Santiago, com o seu homólogo de Cabo Verde, Abraão Vicente.
O memorando de entendimento prioriza a cooperação, protecção, conservação, salvaguarda e divulgação do património cultural.
Abrange as áreas de formação e capacitação técnica, partilha de conteúdos científicos, publicações, investigação, intercâmbio profissional, actividades científicas conjuntas, mobilidade de técnicos e preparação de exposições para o Museu da Resistência do Campo de Concentração do Tarrafal e o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade de Peniche, em Portugal.
Na ocasião, Graça Fonseca lembrou que Portugal está a trabalhar com Cabo Verde neste processo desde 2019, cujo compromisso “muito sério” foi formalizado hoje com a assinatura do memorando de entendimento.
“Temos vindo a trabalhar não só a nível político, mas também a nível técnico entre a Direcção-Geral do Património Cultural de Portugal e o Instituto do Património Cultural de Cabo Verde, precisamente com a cooperação técnica com Cabo Verde neste trabalho de preparação da candidatura do campo de concentração do Tarrafal a património da humanidade”, concretizou.
Aliás, acrescentou que Portugal também trabalhou com Cabo Verde em outros processos, nomeadamente nas candidaturas da Cidade Velha e da Morna a patrimónios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
“Portanto, o nosso compromisso é muito firme de trabalharmos de forma muito próxima com o Governo de Cabo Verde para que o ex-campo de Concentração do Tarrafal, um local de má memória, partilhamos em conjunto este objectivo e contemos a história para o futuro, preservemos este lugar para que a história seja conhecida e não se repita nem aqui e nem em outro lugar”, assegurou.
Ainda sobre o documento, ora assinado, a governante portuguesa acrescentou que o mesmo consiste fundamentalmente na cooperação técnicas nas diferentes áreas da museologia, investigação, da classificação, divulgação, da parte de elaboração da própria candidatura que é feita em grande articulação com o trabalho que o Governo português está a fazer na Fortaleza de Peniche – Museu Nacional de Resistência e Liberdade.
“Portanto, são dois locais que têm histórias por contar e estamos a partilhar o trabalho, tendo em conta que iniciamos em Portugal todo o processo de musealização da Fortaleza de Peniche”, enfatizou Graça Fonseca.
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, por seu lado, afirmou que este momento, pontua o início de uma “nova etapa” da valorização da memória da memória partilhada entre Portugal e Cabo Verde.
O também Museu da Resistência, segundo Abraão Vicente, foi reabilitado não só para preservar a memória do passado, mas para que a partir daqui se projecte um “novo futuro”.
“Acredito que o projecto da candidatura do ex-Campo de Concentração do Tarrafal, tem todos os requisitos para ser uma candidatura e um processo vitorioso”, vaticinou o ministro, que disse esperar contar também com “total apoio e engajamento” de Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.
Questionado se o Governo mantém a data de entregar o processo da candidatura do ex-campo de concentração para o próximo ano, o ministro da Cultura informou que continuam a meta de entregar o dossiê na próxima data disponibilizada pela Unesco, manifestando a intenção que seja no próximo ano.
“(…) Com a assinatura do protocolo com Portugal vai entrar uma equipa técnica mista e vamos reavaliar a próxima data. Se no próximo ano conseguirmos óptimo, se não conseguirmos, temos um mantado de cinco anos para o fazer. O objectivo traçado é neste mandato entregar o dossiê da candidatura do ex-Campo de Concentração do Tarrafal juntamente com o da Tabanca”, garantiu Abraão Vicente.

Dans la même catégorie