MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Presidente da República anuncia para breve assinatura de acordo de prospeção e exploração do petróleo com Senegal


  2 Décembre      78        Economie (21006),

 

Bissau , 02 Dez 21 (ANG) – O Presidente da República anunciou para breve a assinatura do acordo de prospeção e exploração de petróleo com o Senegal, em que o país passa a beneficiar de 30 por cento, contra os 15 por cento do acordo assinado em 1993, entre os antigos chefes de Estado Nino Vieira e Abdou Diouf.

O anuncio foi feito hoje por Umaro Sissoco Embaló em declarações à imprensa no final da visita que efectuou às instalações de subestações da Organização para o Aproveitamento do Rio Gâmbia(OMVG) de Antula N´dam, durante a qual se  inteirou do estado avançado do projecto de aproveitamento da energia electrica da barragem de Kaleta, da Guiné-Conacri.

Umaro Sissoco Embaló fez questão de salientar  que o acto de assinatura do acordo nesse domínio é da competência do Presidente da República, que depois o comunica ao povo.

 Em relação aos trabalhos na subestação de Antula, o Presidente guineense disse ter recebido  garantias da parte da OMVG, que até dezembro de 2022 o país poderá beneficiar da corrente elétrica fornecida pela barragem de Kaleta, na Guiné Conacri.

Acrescentou que a Guiné-Bissau já executou 87 por cento dos trabalhos preliminares, faltando apenas 17 por cento para a conclusão das obras de construção de quatro subestações no país que situam em Saltinho, Mansoa, Bambadinca e Bissau.

Quanto ao bloqueio dos trabalhos da parte da população guineense,que  alega falta de indemnização conforme previsto, Umaro Sissoco Embaló  disse tratar-se de  um projecto sub-regional que sai da barragem de Kaleta na Guiné-Conacry e que passa por  Guiné-Bissau, Senegal e Gâmbia.

“Portanto, não deve haver bloqueio das populações por não terem recebido as suas respectivas indimnimizações”, disse.

Contudo, defendeu que a indemnização de todas as pessoas que foram afectadas pelo projecto será feita,  porque o Banco Mundial  já disponibilizou três mil milhões  de francos CFA para o efeito, defendendo  que todos aqueles que foram atingidos pelo projecto devem ser  indemnizados.

Para resolver a situação, o Presidente da República instou o ministro dos Recursos Naturais e da Energia, Orlando Mendes Viega, a deslocar-se à região de Oio, na próxima segunda-feira para inteirar-se da situação.

Para  Orlando Mendes Vieiga a visita do Presidente da República à subestação de Antula demonstra  a importância que o projecto tem para o país.

“Devem calcular que  este projecto tem dois carateres diferentes, o primeiro é a questão social e segunda a importância económica. Portanto, a visita do chefe de Estado vem confirmar o seu engajamento no sentido de podermos avançar com os trabalhos, o mais rápido possível, porque o Povo está a espera”, afirmou o governante.

O ministro considerou de fundamentais as subestações da Guiné-Bissau, porque dele depende a resolução das suabestações de outros países membros da OMVG, nomeadamente Senegal e Gâmbia.

Quanto a linha de interconeção,  Orlando Vieigas disse que há um conjunto de projectos que estão a ser tratados no Ministério dos Recursos Naturais e Energia e disse esperar que vão poder terminá-los, o mais breve possivel, em função das concluções dos trabalhos nas subestações da Guiné-Bissau.

Instado a falar da entrada em função da subestação, Orlando Mendes  Vieiga disse que a sua entrada em função vai depender da superação dos obstáculos que se vão, paulatinamente, ser removidos, frisando que em princicpio a projecção é para o proximo mês de Agosto de 2022.

O alto comissário da OMVG Lassana Fofona qualificou de histórica a visita do Chefe de Estado Guineense à instalação da subestação de Bissau, para se inteirar do estado avançado do projecto e dos problemas existentes e assumir o seu engajamento para pirmitir a conclusão dos trabalhos  e sua  inauguração.

“Sabemos que a Guiné-Bissau ocupa uma posição estratégica nesse projectico de electricidade  da OMVG devido a sua localização geográfica, porque a energia que vem de Kaleta para Senegal e Gâmbia passa obrigatoriamente na Guiné-Bissau”, enalteceu

Dans la même catégorie