MAP HRH Prince Moulay Rachid Chairs Dinner in Meknes Offered by His Majesty the King in Honor of Guests, Participants at 16th SIAM GNA Propak supports Ghana’s aspirations to boost export of made-in-Ghana brands GNA Power Outages: Disability Federation calls for timetable GNA Ministry of Works and Housing launches BENCHH 2024 GNA Bulk Oil Distributors object to government’s plan to designate BEST sole off-taker GNA Prices of vegetables, and cereals up in Cape Coast GNA Ghana’s Seed Association AGM reflects moment of transition and growth GNA SWAG applauds Dreams FC’s incredible CAF Confederation Cup journey  GNA Captain One Golf Society gets financial support from fitness and wellness expert Roberta GNA MOYS commiserate with family of late Dr. Owusu-Ansah

Brava: Agricultores clamam pela resolução do problema da água


  29 Juin      17        Environment (3678), Tourism (2488),

   

Nova Sintra, 29 Jun (Inforpress) – Os agricultores bravenses clamam pela resolução do problema da água que tem afectado nos últimos tempos a produção agrícola, assim como a criação de animais e outras intervenções.
Luís Mendes, mais conhecido por Maçãzinha, em representação de outros agricultores, procurou a imprensa para expor a situação que os agricultores estão a viver nos últimos tempos, acentuando que não há água para o consumo humano e muito menos para a agricultura e criação de gado.
Segundo a mesma fonte, que vive há 36 anos na ilha, dedicando-se à prática da agricultura, nunca se tinha vivenciada situação do tipo.
“Este é o pior ano que estamos a viver na Brava, nos 36 anos que já tenho na ilha. Nunca tínhamos visto tamanha falta de água”, expôs.
“Se o Governo não apresentar alternativas urgentes, daqui a um ano estarei a ver situações piores”, disse o agricultor, reforçando que os problemas da ilha e as propostas de solução ou resolução “ficam somente na boca e durante as campanhas eleitorais”.
Sublinhou ainda que a população bravense “tem medo de falar”, acusando os deputados nacionais pelo círculo da Brava de não apresentarem ao Parlamento a real situação da ilha.
O porta-voz dos agricultores apela ao Governo que dê uma certa atenção à ilha, e aos deputados bravenses que apresentem realmente os problemas que a população enfrenta na Brava.
“Sou um agricultor de cinco mil pés de bananeiras, mas agora nem metade tenho, por falta de água. Empregava vários homens, mas acabei por despedi-los porque não há água, não há produção e, consequentemente, não há rendimento que justifique”, apontou o agricultor.
Segundo Luís Mendes, este ano nem alface possui em condições, porque não há água, e na zona onde mora e tem horta, para se conseguir uma gota de água é à tarde e às vezes à noite, mas a conta-gotas, sem força para subir nos tanques.
Questionado sobre a situação e uma solução para a problemática da água, o presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, sublinhou que a questão da água na Brava prende-se com a pouca quantidade disponível.
“É uma situação que nos tem preocupado muito, e que tem merecendo a nossa atenção, conjuntamente com a empresa intermunicipal Águabrava, que trouxe um camião cisterna novo para abastecer os reservatórios das zonas limítrofes das redes”, disse o autarca.
O edil admitiu que o problema de água para o consumo humano só ficará resolvido após a efectivação do projecto de dessalinização da água, que se prevê instalar no Forte de Furna.

Dans la même catégorie