MAP HRH Prince Moulay Rachid Chairs Dinner in Meknes Offered by His Majesty the King in Honor of Guests, Participants at 16th SIAM GNA Propak supports Ghana’s aspirations to boost export of made-in-Ghana brands GNA Power Outages: Disability Federation calls for timetable GNA Ministry of Works and Housing launches BENCHH 2024 GNA Bulk Oil Distributors object to government’s plan to designate BEST sole off-taker GNA Prices of vegetables, and cereals up in Cape Coast GNA Ghana’s Seed Association AGM reflects moment of transition and growth GNA SWAG applauds Dreams FC’s incredible CAF Confederation Cup journey  GNA Captain One Golf Society gets financial support from fitness and wellness expert Roberta GNA MOYS commiserate with family of late Dr. Owusu-Ansah

Fogo: Iniciado processo de desassoreamento do cais de pesca no porto de Vale dos Cavaleiros


  18 Mai      35        Environment (3678),

   

São Filipe, 18 Mai (Inforpress) – O processo de desassoreamento do cais de pesca no porto de Vale dos Cavaleiros arrancou esta segunda-feira, 17, uma semana depois da reivindicação dos pescadores, para facilitar as operações e garantir maior segurança, constatou hoje a Inforpress.

Para o desassoreamento do cais de pesca as autoridades recorreram a uma máquina retro-escavadora que está a retirar a areia que depois é transportada para um local escolhido nas proximidades, para posterior comercialização para a construção civil.

O recurso à máquina, quando na ilha se encontra um barco a dragar areia nas costas para o sector da construção civil, deve-se à dificuldade para embarcações de maior porte entrarem no cais de pesca devido à acumulação de grande quantidade de areia.

Em poucas horas de trabalho a maquina, apoiada por um camião, já retirou várias toneladas de areia do fundo do mar nas proximidades do cais de pesca, resolvendo assim a reivindicação dos pescadores que classificaram a situação de “insustentável” devido à acumulação de areia.

Recorde-se que, há uma semana, o presidente da associação dos pescadores de São Filipe, Jorge Nilton tinha afirmado que esta infra-estrutura está a perder a sua utilidade e neste momento nem as embarcações de médio porte consegue operar neste espaço.

Esta não é a primeira vez que o cais de pesca é desassoreado, pois no ano passado as autoridades efectuaram duas intervenções com recurso a máquina.

A profundidade do cais de pesca aquando da sua construção era de mais de três metros e meio e na entrada era de cerca de sete metros, mas neste momento, devido ao assoreamento junto ao cais a profundidade é de cerca de um metro e na entrada de aproximadamente dois metros, não permitindo assim que embarcações de médio ou grande porte entrem no cais para operar.

 

Dans la même catégorie