ACI Congo/Presse: Douze journalistes remportent le prix de mérite APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE-REPORTAGE / Des Gambiens expriment leur fierté d’accueillir le sommet de l’OCI MAP 15è Sommet de l’OCI : SM le Roi réitère avec insistance la demande d’un arrêt immédiat, durable et global de l’agression contre Gaza MAP RDC: Au moins 12 morts dans l’explosion de bombes dans des camps de déplacés MAP 15è Sommet de l’OCI: SM le Roi souligne la nécessité d’entourer de plus de sollicitude les Etats africains les moins avancés membres de l’Organisation APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / La crise palestinienne évoquée à l’ouverture du 15e Sommet de l’OCI ANP Le Premier Ministre reçoit le représentant par intérim du PAM au Niger ANP Une délégation d’oulémas de plusieurs pays d’Afrique de l’ouest reçue par le Premier ministre MAP Sa Majesté le Roi adresse un discours à la 15è Conférence au Sommet de l’OCI AIP Un partenariat entre le Groupe Clairefontaine international et Bowie State University ouvre de nouvelles perspectives éducatives pour les étudiants ivoiriens

OECV lança primeiro número da Newsletter dos engenheiros com intuito de incentivar pesquisa


  30 Janvier      106        Evénements (534),

 

Cidade da Praia, 30 Jan (Inforpress) – O bastonário da Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde (OECV) considerou quarta-feira o primeiro número da Newsletter dos engenheiros, uma nova publicação electrónica que pretende contribuir para o incentivo à pesquisa e a apresentação de artigos técnicos.
Carlos Monteiro fez estas considerações em declaração à Inforpress, à margem do lançamento do primeiro número da Newsletter dos engenheiros, uma publicação de acesso gratuito e disponível na página www.oecv.cv trimensal.
“É um jornal de formato electrónico com informações de caráter técnico-científico dos engenheiros que trabalham em Cabo Verde. A publicação tem com o objectivo divulgar o trabalho que está sendo realizado no país desde a independência até a presente data e que engloba estrada da Serra Malagueta, parques naturais, aeroportos e portos, entre outros”, explicou.
Para além destes, afirmou que os engenheiros das diferentes áreas têm contribuído muito para o desenvolvimento do país, particularmente, no sector da informática e telecomunicações, tudo o que está ligado ao Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), assim como ao domínio da comunicação.
Segundo o bastonário da OECV, além de conteúdos em forma de textos e com grafismo, foi também publicada uma entrevista com o engenheiro Adriano Lima, que foi o primeiro ministro das Obras Públicas no país, assim como artigos de conservação de solos e ambiente.
Aproveitando o lançamento do Newsletter e a presença dos associados, a Ordem dos Engenheiros debateu questões que têm a ver com o funcionamento dos colégios para que se pudesse dinamizar melhor o funcionamento do grupo de especialidades.
A OECV, segundo Carlos Monteiro, conta com uma inscrição de 1.200 engenheiros de diferentes áreas, um número, no seu entender, “muito importante” a nível de quadros em Cabo Verde e que estão a trabalhar na administração central, nos diferentes ministérios, nas câmaras municipais e no sector privado.
“A Ordem, além de desempenhar o seu papel junto dos associados, colabora com o Governo sempre que solicitado para dar parecer técnico em prol do desenvolvimento do país”, acrescentou.
Em Cabo Verde, nos anos 80, criou-se a associação de profissionais da área que englobava os engenheiros e os arquitectos cabo-verdianos, em 2001, através do decreto-lei 28/2001 de 19 de Novembro, foi criada a OECV e publicado o seu estatuto.

Dans la même catégorie