MAP 19è Tour cycliste du Bénin: 2è titre consécutif pour Ed-Doghmy, le Maroc champion par équipe ACI Congo/Presse: Douze journalistes remportent le prix de mérite APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE-REPORTAGE / Des Gambiens expriment leur fierté d’accueillir le sommet de l’OCI MAP 15è Sommet de l’OCI : SM le Roi réitère avec insistance la demande d’un arrêt immédiat, durable et global de l’agression contre Gaza MAP RDC: Au moins 12 morts dans l’explosion de bombes dans des camps de déplacés MAP 15è Sommet de l’OCI: SM le Roi souligne la nécessité d’entourer de plus de sollicitude les Etats africains les moins avancés membres de l’Organisation APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / La crise palestinienne évoquée à l’ouverture du 15e Sommet de l’OCI ANP Le Premier Ministre reçoit le représentant par intérim du PAM au Niger ANP Une délégation d’oulémas de plusieurs pays d’Afrique de l’ouest reçue par le Premier ministre MAP Sa Majesté le Roi adresse un discours à la 15è Conférence au Sommet de l’OCI

Dia Mundial Saúde: Ministro destaca papel dos enfermeiros e parteiras no sector


  7 Avril      39        Santé (15398),

 

Cidade da Praia, 07 Abr (Inforpress) – O ministro da Saúde destacou hoje o papel que os enfermeiros e parteiras desempenham no sector e, aproveitando o Dia Mundial Saúde, que se celebra hoje, lembrou o trabalho desses profissionais na liderança da luta contra a covid-19.
Arlindo do Rosário, que falava à imprensa sobre o Dia Mundial da Saúde que se assinala sob o tema “Apoiar os enfermeiros e parteiras”, realçou que devido ao momento que se vive houve um desvio de atenção sobre a data que reconhece, este ano, o papel destes profissionais da saúde.
“Cabe a estes profissionais um papel fundamental em todo o sistema de saúde e nós em Cabo Verde reconhecemos a importância destes, que permitiram, junto com outros profissionais, que pudéssemos ter os indicadores que temos em termos da cobertura do pré-natal, parto e outros”, disse.
Num momento difícil, o Governante aproveitou a data para também felicitar os profissionais de saúde dos diferentes sectores pelo trabalho que vêem desempenhando no combate contra a covid-19.
No âmbito da assinalação da data, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou esta terça-feira o primeiro relatório mundial da situação dos enfermeiros no mundo sendo que em África 76% dos enfermeiros são mulheres e 24% homens, na Europa 89% mulheres e 11% homens e na América 87% M e 13 H.
Neste particular, o ministro Arlindo do Rosário afirmou que os dados do País “são quase idênticos” aos de África, acrescentando que mais de 70% dos enfermeiros são mulheres.
“Existe uma certa feminização no sector de saúde em Cabo Verde. A percentagem das mulheres e maior do que os homens na área da saúde”, acrescentou.
Questionado sobre as prioridades para o sistema no pós-covbid-19, o governante afirmou que é já se pensou numa análise a se fazer a nível nacional e em várias áreas.
Numa mensagem alusiva a data, o director geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, referiu-se aos enfermeiros com “a espinha dorsal de qualquer sistema de saúde” e sublinhou que o relatório hoje lançado é “um lembrete do papel único que desempenham e um alerta para garantir que obtenham o apoio necessário para manter o mundo saudável”.
“Investir em enfermeiros não apenas ajudará no alcance das metas dos ODS relacionados à saúde, mas também nas metas relacionados com a educação (ODS 4), género (ODS 5), trabalho decente e crescimento económico compartilhado (ODS 8)”, disse.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, que na sua mensagem destacou que a data é marcada num ano particularmente difícil para todos, agradeceu o desempenho dos profissionais de saúde – enfermeiras (os), parteiras (os), técnicos, paramédicos, farmacêuticos, médicos, motoristas, profissionais de limpeza, administradores e muitos outros – que têm trabalhado dia e noite para “nos manter seguros”.
António Guterres, lembrou ainda que enfermeiras e enfermeiros assumem alguns dos maiores encargos com a saúde, realizando trabalhos difíceis e aguentando longas horas, muitas vezes com risco de lesões, infecções e uma carga de saúde mental pesada.
O dia mundial da saúde foi criado no ano de 1948 pela Organização Mundial de Saúde com o intuito de fazer com que as pessoas se preocupem mais com o corpo e a saúde, alertando a população sobre as principais doenças e problemas de saúde que pode atingi-los se não nos cuidarem.

Dans la même catégorie