Inforpress Portugal: Representantes da CPLP em seminário de capacitação para a ratificação do Acordo BBNJ conhecido por “Tratado de Alto Mar” Inforpress Milly Brito da Emicela Team Cabo Verde conquista medalha de Bronze na maratona Transvulcania das Canárias Inforpress Indicador de confiança no consumidor regista tendência ascendente no primeiro trimestre deste ano – INE Inforpress Pescas: Ministra da Justiça reconhece necessidade de aprimorar e reforçar o quadro jurídico nacional Inforpress Lançada hoje iniciativa ‘AfricaOnChain Cabo Verde’ que “contribuirá para o crescimento económico” do país APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Première édition du Festival des Arts et de la Culture de l’Afrique de l’Ouest, en septembre, à Abidjan APS SENEGAL-MIGRATION / Une pirogue transportant 252 migrants interceptée au large de Dakar (Marine) APS SENEGAL-POLITIQUE-ELECTION / Processus électoral : un cahier de recommandations sera remis aux autorités après le travail d’évaluation en cours (COSCE) APS SENEGAL-AFRIQUE-ETATSUNIS-COOPERATION / L’exercice militaire Flintlock 2024 a démarré ce lundi APS SENEGAL-MALI-ENVIRONNEMENT / Les dirigeants sénégalais et maliens invités à préserver la Falémé

Mali/CEDEAO realiza hoje cimeira extraordinária sobre situação no país


  27 Juillet      25        Monde (2061),

 

Bissau,27 Jul 20(ANG) — Os líderes da comunidade regional da África do Oeste (CEDEAO) realizam hoje uma cimeira extraordinária para propôr medidas destinadas a resolver a crise política no Mali.

O encontro surge após o fracasso de duas missões em Bamako, capital do Mali, na tentativa de reconciliar o Governo do presidente Ibrahim Boubacar Keïta e os grupos da oposição que exigem a sua retirada do poder.

O presidente da CEDEAO, Muhammadou Issoufou, disse na sexta-feira que irá propôr « fortes medidas » para ajudar a resolver a crise.

A coligação da oposição, baptizada de M5-RFP, rejeitou uma proposta para a formação de um Governo de unidade nacional, partindo do facto de que o presidente Keïta deve renunciar ao cargo para que um Governo de transição seja criado.

Por sua vez, os líderes da CEDEAO insistem que qualquer mudança de Governo no Mali deverá obdecer a Constituição do país.

Certos analistas indicam que a crise no Mali poderá ter sérias implicações para a segurança e a estabilidade regionais.

Outros estão preocupados com o facto de que a situação possa “cair nas mãos” de grupos armados do país e da região, caso não seja adequadamente gerida.

O presidente Keïta , eleito em 2013, parece estar a enfrentar o seu maior desafio político até ao momento com a actual crise.

Uma dúzia de pessoas morreram numa série de protestos contra o Governo no decurso das últimas semanas, após as forças de segurança serem acusadas de uso da força excessiva sobre os manifestantes.

Dans la même catégorie