MAP L’Angola candidat pour accueillir les Championnats du monde de natation APS SENEGAL-LITTERATURE / La maison d’édition ‘’Jimsaan’’ organise ”une rentrée littéraire” du 8 au 11 mai APS SENEGAL-MONDE-MEDIAS / Liberté de la presse : le Sénégal progresse de 10 points, mais perd 13 points de son indicateur sécuritaire ( rapport RSF) APS SENEGAL-RELIGION-EVENEMENTS / Dakar abrite le “Cénacle des Nations” du 12 au 18 mai APS SENEGAL-AFRIQUE-AGRICULTURE / CICODEV Afrique met les autorités sénégalaises en garde contre les engrais chimiques APS SENEGAL-RELIGION-RETRAITE / Le président Faye s’entretient avec le Khalife de Madina Gounass ACP RDC : les entrepreneurs sensibilisés aux conséquences négatives du stress en milieu du travail ACP Hydrocarbure : le cours du baril de pétrole augmente de 1,10% ACP Finances : le franc congolais s’apprécie de 0,33% sur le marché officiel ACP RDC: le taux d’inflation établi à 0,318 % au 26 avril 2024

Presidente da câmara de Ribeira Grande de Santiago exorta produtores a apostarem na qualidade da produção do grogue


  10 Décembre      48        Société (45204),

 

Cidade da Praia, 10 Dez (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago exortou hoje os produtores locais a apostarem mais na produção de aguardente de qualidade, lembrando que as melhores práticas e garantia da saúde pública é uma responsabilidade de todos.
O edil Nelson Moreira lançou este repto durante a sua intervenção na cerimónia de abertura da formação de dois dias, sobre as boas práticas para a produção de aguardente de cana-de-açúcar, que decorre no Centro Cultural da Cidade Velha.
O edil destacou a importância desta iniciativa levada a cabo pela Direcção Nacional da Indústria, Comércio e Energia, que, no seu entender, irá contribuir no desenvolvimento do município, na melhoria do ambiente de negócio e situação económica das empresas locais.
“A qualidade e saúde pública são responsabilidades dos operadores económicos, munícipes, empresários e consumidores, uma responsabilidade de todos principalmente, neste momento de crise causada pela pandemia de covid-19, que tem condicionado a nossa vida, as actividades económicas e a produção do grogue não foge à regra”, afirmou.
O engajamento de todos, segundo o autarca, é um passo importante para alcançar esse desiderato, realçando que a câmara local está disponível em colaborar com as partes envolvidas por forma a contribuir na melhoria da qualidade de aguardente produzido no município.
“O cidadão comum enquanto consumidor final é ao fim ao cabo o grande fiscalizador e garante da qualidade que irá avaliar o produto. Estamos num tempo de exigir cada vez mais qualidade porque a nossa qualidade de vida depende da qualidade dos produtos que consumimos”, salientou, acrescentando, por outro lado, que a aposta na capacitação dos produtores locais contribui no reforço do Sistema Nacional de Qualidade e da sustentabilidade da economia.
Por seu turno, o director nacional da Indústria, Comércio e Energia, Rito Évora, considerou que estas acções de formação realizadas igualmente em outros municípios de Santiago, têm servido bem para capacitar e sensibilizar os produtores sobre a importância das boas práticas na produção de aguardente de cana-de-açúcar em Cabo Verde.
A aguardente de cana-de-açúcar, prosseguiu, é um produto de grande importância económica para Cabo Verde principalmente para as ilhas de Santiago e Santo Antão onde tem maior expressão, salientando, por outro lado, que a indústria agro-alimentar tem um papel importante na potencialização de novas áreas e consolidação de nichos competitivos.
“Nunca é demais lembrar a importância da produção da aguardente, responsável e sem risco para a saúde, que é o principal motor e enquadramento da legislação da protecção e saúde de pessoas, mas também, convém realçar que este sector tem a pretensão de alcançar um lugar mais favorável em termos de exportação para mercados competitivos nacionais e internacionais”, asseverou.
Entretanto, reconheceu que ainda há muitos desafios a serem ultrapassados, reforçando que ultrapassar essas barreiras passa essencialmente pela valorização e consolidação da identidade e a qualidade da aguardente de cana-de-açúcar do país.
O município de Ribeira Grande de Santiago é o sexto e último concelho a beneficiar da acção de formação de boas práticas de produção de aguardente na ilha de Santiago, depois de a mesma ter sido realizada nos concelhos de São Miguel, São Lourenço dos Órgãos, Santa Catarina, Santa Cruz e São Domingos.

Dans la même catégorie