ANP Tahoua : un chef terroriste nigérian arrêté à Tsernaoua (Konni) ATOP Kloto/prévention et lutte contre la corruption: Les OSC des régions maritime et plateaux échangent sur les bonnes pratiques ANP Niamey: Réception ce mercredi de contributions au profit du fonds de solidarité (FSSP) MAP Bank of Africa et Bank of Palestine signent un partenariat stratégique MAP Sénégal: Saisie de devises en billets noirs d’une contrevaleur de plus de 3 milliards de francs CFA (douane) AIP Les journalistes invités à communiquer sur les enjeux de la protection des parcs et réserves AIP Dr Yéo Chifolo présentera ses deux œuvres au SILA 2024 MAP Dallas: Pleins feux sur les atouts du Maroc, hub stratégique pour l’investissement en Afrique AGP GUINÉE : REMISE D’UNE AIDE FINANCIÈRE AUX SINISTRÉS DE CORONTHIE POUR FACILITER LEUR DÉMÉNAGEMENT ANG Diplomacia/Presidente guineense visita Rússia

Comandante de navio-escola brasileiro classifica intercâmbio com Cabo Verde de “muito significativo


  19 Août      22        Politique (25459),

 

Mindelo, 19 Ago (Inforpress) – O comandante do Navio-Escola Brasil (NE Brasil), Marcelo Marcelino, que está de visita ao Porto Grande do Mindelo, disse quarta-feira acreditar que o intercâmbio com Cabo Verde é “muito significativo” e motivo de “muito orgulho”.
Segundo a mesma fonte, que falava à imprensa na manhã desta quarta-feira a bordo da embarcação, no Porto Grande do Mindelo, é “motivo de muito orgulho” cooperar com Cabo Verde, num intercâmbio “muito significativo”, que permite o “estreitamento de laços entre nações amigas”.
O comandante ressaltou ainda a presença de sete aspirantes cabo-verdianos na Escola Naval brasileira, inclusive um deles deverá estar na próxima viagem que o “Brasil” fizer a Cabo Verde, embarcação que visitou o porto da Cidade da Praia algumas vezes, mas no Mindelo é a primeira vez.
Um intercâmbio que, ajuntou, que as partes desejam continuar, até porque há actualmente mais dez estudantes em outras instituições de formação no Brasil.
Durante a estada, que se iniciou nesta terça-feira e termina no dia 20, os tripulantes no navio-escola vão visitar na sexta-feira, 20, o navio-patrulha cabo-verdiano Guardião e o centro de coordenação de salvamento JRCC, e aguardam ainda hoje a visita de militares da Guarda Costeira cabo-verdiana.
“Para trocar essas experiências, essas percepções de ambas as instituições, Marinha do Brasil e Guarda Costeira de Cabo Verde”, explicou Marcelo Marcelino, adiantando que não vai haver exercícios conjuntos, que deverão ocorrer em Setembro, com a vinda de um outro navio.
O adido naval do Brasil em Cabo Verde, comandante Fernando Pereira, assegurou, por seu lado, que a vinda ao Mindelo é uma “fortificação da cooperação militar com Cabo Verde” até por ser o “único país africano” a constar do actual roteiro do NE Brasil.
“Demonstra a nossa prioridade de cooperação, o estreitamento de laços de amizade entre Brasil e Cabo Verde”, sustentou Fernando Pereira, para quem, para além dos laços culturais, a cooperação é determinada por problemas idênticos relacionados com a dimensão da zona económica exclusiva, a de Cabo Verde 174 vezes maior que o espaço territorial, e Brasil com a dimensão da Amazónia Azul.
Daí, a marinha brasileira e guarda costeira cabo-verdiana terem as “mesmas preocupações” ligadas ao meio ambiente, pesca ilegal, tráfico de droga e de pessoas e outros.
O adido naval considerou que o Porto Grande do Mindelo, classificado com normas de segurança internacionais, é um porto “bem tranquilo, assim como a cidade”,
Cabo Verde é o único país africano que consta do actual roteiro do NE Brasil, que deverá passar depois por países como Alemanha, Rússia, Inglaterra, França, Itália, Portugal, Estudos Unidos da América e Colômbia.
O navio é suportado por um contingente de 33 oficiais, 219 praças e uma guarda-marinha de 180 militares.
Como convidados têm a bordo quatro militares brasileiros, dois civis, e três militares estrangeiros, num total de 441 tripulantes.
O NE Brasil realiza desta feita a sua 35ª viagem de instrução de guardas-marinha e até ao final terá formado mais de seis mil oficiais da marinha, navegado mais de um milhão de milhas e realizado mais de 3.600 dias de mar e visitado mais de 120 países nos cinco continentes, conforme informações avançadas pelo comandante
O navio, que foi incorporado à Marinha Brasileira a 21 de Agosto de 1986, tem previsão de término da actual viagem a 09 de Janeiro de 2022.

Dans la même catégorie