MAP 19è Tour cycliste du Bénin: 2è titre consécutif pour Ed-Doghmy, le Maroc champion par équipe ACI Congo/Presse: Douze journalistes remportent le prix de mérite APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE-REPORTAGE / Des Gambiens expriment leur fierté d’accueillir le sommet de l’OCI MAP 15è Sommet de l’OCI : SM le Roi réitère avec insistance la demande d’un arrêt immédiat, durable et global de l’agression contre Gaza MAP RDC: Au moins 12 morts dans l’explosion de bombes dans des camps de déplacés MAP 15è Sommet de l’OCI: SM le Roi souligne la nécessité d’entourer de plus de sollicitude les Etats africains les moins avancés membres de l’Organisation APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / La crise palestinienne évoquée à l’ouverture du 15e Sommet de l’OCI ANP Le Premier Ministre reçoit le représentant par intérim du PAM au Niger ANP Une délégation d’oulémas de plusieurs pays d’Afrique de l’ouest reçue par le Premier ministre MAP Sa Majesté le Roi adresse un discours à la 15è Conférence au Sommet de l’OCI

Ulisses Correia e Silva desloca-se à Nigéria para inaugurar embaixada de Cabo Verde em Abuja


  18 Novembre      57        Politique (25420),

 

Cidade da Praia, 18 Nov (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, desloca-se hoje à Nigéria, para uma visita de 24 horas, tendo igualmente na agenda a inauguração da primeira embaixada de Cabo Verde naquele país da África Ocidental.
Segundo o chefe do Governo cabo-verdiano, a embaixada, que será sedeada na capital nigeriana Abuja, também vai reforçar a presença diplomática do arquipélago junto da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
“Vai permitir maior proximidade de estarmos por dentro dos dossiês, daquilo que são as decisões e influenciar também”, precisou o governante, em declarações à RCV, perspectivando que o País terá uma presença “mais activa e mais forte”, na região oeste africana, de que faz parte.
Ulisses Correia e Silva confirmou ainda que o estudo encomendado sobre a inserção de Cabo Verde na CEDEAO já está concluído e que a meta é provar que o arquipélago precisa de um estatuto diferenciado por ser o único país arquipelágico.
“Não só a nível das vulnerabilidades, a nível também de projectos que muitas vezes são realizados a nível do continente, mas não beneficiam, por exemplo, Cabo Verde. São projectos no sector rodoviário, ferroviário, tudo que são infra-estruturas continentais e que não beneficiam Cabo Verde”, sustentou.
A criação da moeda única, a tarifa externa comum, a própria livre circulação, na óptica do chefe do Governo são questões que devem igualmente levar em conta o facto de Cabo Verde ser um pequeno país insular e que deve fazer valer também as suas especificidades.
Segundo Ulisses Correia e Silva, todas essas questões estão sobre a mesa para uma discussão mais aprofundada com os parceiros e com os participantes da CEDEAO.
Admitiu, entretanto, que não é um trabalho “fácil” porque a CEDEAO é constituída por países continentais, muitos dos quais não têm um conhecimento aprofundado sobre a realidade cabo-verdiana.
“Não estou a falar apenas dos políticos, mas da sociedade, dos empresários, das pessoas. Precisamos que este conhecimento exista de uma forma mais intensa. Vir a Cabo Verde ou ter informação sobre Cabo Verde e ‘in loco’ saberem que temos especificidades pelo facto de sermos ilhas, arquipélago, e termos condições diferenciadas relativamente à nossa geografia e economia”, propôs.

Dans la même catégorie