APS SENEGAL-UE-COOPERATION / La lutte contre la migration irrégulière doit aller de pair avec la politique de réintégration des migrants de retour, selon une spécialiste AIP Laurent Tchagba rassure de la bonne gestion intégrée des ressources en eau AIP Le ministre Adama Kamara appelle les avocats à s’approprier les outils numériques AIP La Côte d’Ivoire réaffirme son engagement pour la mise en œuvre intégrale de la CIPD AIP L’UE réaffirme son engagement envers la promotion d’une production alimentaire durable en Côte d’Ivoire MAP Gambie: Ouverture à Banjul du 15ème Sommet de l’OCI avec la participation du Maroc APS SENEGAL-MEDIAS-CELEBRATION / Le président Faye salue le rôle des médias dans” la consolidation de la démocratie sénégalaise” APS SENEGAL-ECONOMIE / Malgré les ‘’incertitudes politiques’’ du premier trimestre, les perspectives économiques sénégalaises restent favorables, selon le FMI APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / Le 15e Sommet de l’OCI s’ouvre ce samedi à Banjul APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / 15eme de l’OCI : le président Bassirou Diomaye Faye est arrivé à Banjul

Exportações e importações aumentam em Outubro de 2022 face ao mesmo período de 2021 – INE


  30 Novembre      56        Economie (21055),

 

Cidade da Praia, 30 Nov (Inforpress) – Os dados provisórios do Comércio Externo relativos ao mês de Outubro de 2022 indicam um acréscimo das exportações na ordem de 13,3% e um acréscimo das importações na ordem de 48,2% face ao mês de Outubro de 2021.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações de Cabo Verde totalizaram 585 mil contos, correspondendo a um aumento de 69 mil contos (13,3%), face ao mês homólogo, indicando que a Europa continua sendo o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo cerca de 89,3% do total das exportações cabo-verdianas.
“A Espanha lidera o ranking dos principais clientes de Cabo Verde na zona económica europeia, representando 50,1% no mês de Outubro de 2022, a Itália ocupa o segundo lugar na estrutura das exportações (19,8%), Portugal no terceiro lugar com 18,9% e em quarta posição os Estados Unidas da América com 10,5%”, lê-se na nota.
O INE informa que no mês de Outubro de 2022, os produtos mais exportados por Cabo Verde foram os preparados e conservas de peixes, representando 61,8%, os vestuários ocupam o segundo lugar (10,9%) e os peixes crustáceos e moluscos a terceira posição, com 9,1%, em relação ao registado no mesmo mês do ano anterior.
“O continente europeu continua a ser o principal fornecedor de Cabo Verde, com um peso de 74,0% do montante total, seguido de Ásia/Oceânia (17,8%), América (5,7%), da África (1,4%) e do Resto do Mundo (1,1%)”, acrescenta.
Já Portugal lidera entre os fornecedores de Cabo Verde, com 41,4% do total, (5,4 p. p. inferior em relação ao mesmo mês do ano anterior), seguido de Espanha, Índia, Países Baixos e Bélgica, com respectivamente, 10,2%, 8,2%, 7,5% e 7,3% do total das importações.
A mesma fonte avança ainda que os dez principais produtos importados, atingiram 52,9% do montante total das importações de Cabo Verde, contra os 53,8% alcançados por esses mesmos produtos no mês homólogo.
Os dados salientam, por outro lado, que as importações por grandes categorias de bens mostram que, no mês de Outubro de 2022, todos os bens evoluíram positivamente em relação ao mesmo mês de 2021, nomeadamente os bens de consumo (44,8%), os bens intermédios (26,8%), os bens de capital (33,8%) e os combustíveis (114,9%).
Ainda conforme o INE, os Bens de Consumo continuam sendo a principal categoria económica de bens importados por Cabo Verde, com 44,7%, seguido dos Bens Intermédios com 26,6%, Combustíveis com um peso de 20,6% e Bens de Capital com 8,1% do total das importações face ao mês de Outubro de 2021.
Entretanto, realça a nota, regista-se uma diminuição das reexportações em 34,0% comparativamente ao mês de Outubro de 2021, adiantando que no período em análise, o déficit da balança comercial aumentou 51,5% e a taxa de cobertura decresceu 2,1 pontos percentuais.

Dans la même catégorie