MAP 19è Tour cycliste du Bénin: 2è titre consécutif pour Ed-Doghmy, le Maroc champion par équipe ACI Congo/Presse: Douze journalistes remportent le prix de mérite APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE-REPORTAGE / Des Gambiens expriment leur fierté d’accueillir le sommet de l’OCI MAP 15è Sommet de l’OCI : SM le Roi réitère avec insistance la demande d’un arrêt immédiat, durable et global de l’agression contre Gaza MAP RDC: Au moins 12 morts dans l’explosion de bombes dans des camps de déplacés MAP 15è Sommet de l’OCI: SM le Roi souligne la nécessité d’entourer de plus de sollicitude les Etats africains les moins avancés membres de l’Organisation APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / La crise palestinienne évoquée à l’ouverture du 15e Sommet de l’OCI ANP Le Premier Ministre reçoit le représentant par intérim du PAM au Niger ANP Une délégation d’oulémas de plusieurs pays d’Afrique de l’ouest reçue par le Premier ministre MAP Sa Majesté le Roi adresse un discours à la 15è Conférence au Sommet de l’OCI

IPC e parceiros iniciam projecto de introdução dos faróis nas Rotas Culturais e Turísticas de Cabo Verde


  23 Mai      26        Arts & Cultures (3104), Tourisme (370),

 

Cidade da Praia, 23 Mai (Inforpress) – O Instituto do Património Cultural (IPC) iniciou hoje, na cidade da Praia, o seminário “Rotas Culturais e Turísticas vinculadas aos Faróis de Cabo Verde”.

Trata-se de um projecto com duração de três anos e orçamento mínimo de 150 mil euros por ano.

O evento, realizado em parceria com o Instituto Marítimo Portuário (IMP) e a Agência Espanhola de Cooperação para o Desenvolvimento (AECID), através do programa ACERCA, visa a introdução dos faróis nas Rotas e Itinerários Culturais que estão a emergir como produto do turismo cultural.

A intenção é, ainda, fornecer conhecimento e possibilidades que as Rotas e Itinerários Culturais têm como instrumento de desenvolvimento do território, através da cultura e dos elementos próprios de Cabo Verde.

Em declarações à imprensa, a coordenadora geral da cooperação espanhola em Cabo Verde, Patrícia Fernandes, explicou tratar-se de um seminário que tem como propósito ensinar os técnicos a incorporarem os faróis nos itinerários turísticos.

“Tudo isso é, também, um contributo para a geração de emprego e crescimento político do País”, disse, acrescentando que a formação é direccionada para os técnicos do IPC, IMP e de algumas câmaras municipais, onde existem faróis a serem incluídos na rota turística.

Participam no evento quatro “experts” na matéria, sendo que a próxima etapa será constituída por uma equipa que irá desenhar o projecto a incluir, sete ou oito faróis, na rota turística.

O projecto cujo orçamento mínimo é de 150 mil euros por ano e com uma duração de três anos, vai, segundo Patrícia Ramos, envolver restaurações, sinalizações e sensibilização às comunidades, e tudo quanto for possível para constituir os faróis a serem incluídos nas rotas.

No seminário que arrancou hoje, serão abordados temas como “Exemplos de desenvolvimento de Rotas e Itinerários Culturais (Casos de Sucesso)”, “Mostrar a ligação cultural entre a África e a Europa através de Rotas e Itinerários Culturais”, “Planeamento de Rotas e Itinerários Culturais”, entre outros.

Durante o mesmo, serão estabelecidas as bases e feito o diagnóstico para o desenho de um projecto de valorização de sete ou oito faróis históricos como itinerários turísticos e culturais em Cabo Verde, que será financiado pela Cooperação Espanhola.

Dans la même catégorie