GNA Rejuvenated Kotoko defeats Legon Cities in Kumasi GNA Azumah thrills boxing fans in an exhibition bout GNA Environmental NGO calls for responsible mining in cocoa growing areas GNA SML-GRA Contract: Insufficient evidence to prosecute government officials – Majority GNA IMF calls for tariff adjustment to spur energy sector cost recovery GNA Export-ready SMEs to benefit from CBI’s Ghana Dried Fruits Project GNA Automotive industry can be backbone of Ghana’s economy GNA Energy Minister describes power outages as ‘Dumsiesie’ GNA UN urges more private sector investment to accelerate Ghana’s SGDs achievement MAP U.S.-Africa Business Summit: Three Questions to President of Corporate Council on Africa

São Vicente: OMCV lança bolsa ecológica para consciencializar população e empresas


  26 Mars      26        Environment (3678),

   

 

 

Mindelo, 26 Mar (Inforpress) – A delegação da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), em São Vicente, fez quinta-feira o lançamento de uma bolsa ecológica que pretende consciencializar a população e as empresas para a protecção ambiental.

Segundo mentora, Arceolinda Fortes, que é designer de profissão, tudo começou quando recebeu o convite da delegada da OMCV para ser voluntária da instituição.

“Então resolvi pensar no que fazer para criar novas políticas para a OMCV, novos desafios e também para responder a algumas necessidades da sociedade actualmente”, explicou a jovem à Inforpress e à Rádio de Cabo Verde.

Daí surgiu a bolsa ecológica que tem por finalidade acabar definitivamente com as bolsas de plástico, mas também ajudar algumas mulheres que ficaram sem rendimento devido à pandemia e que procuraram a OMCV.

Arceolinda Fortes disse terem contado com a colaboração de cinco mulheres, que produziram cem bolsas para consciencializar a sociedade e agora querem fazer outras bolsas trazidas por outros designers, que também trabalham com a OMCV.

“Outro desafio é que queremos que outras empresas adiram à iniciativa, se quiserem trocar as bolsas de plástico por uma bolsa mais ecológica, então podemos lançar um desafio com eles”, sustentou a mesma fonte.

O projecto-piloto de “E-bolsa”, que tem como lema “A minha bolsa não é plástico” vai servir para a OMCV doar a alguns parceiros, nesta primeira fase, e também vender pelo preço de 200 escudos, mas que, como considerou a delegada da instituição, Fátima Balbina Lima, precisa de consciência ecológica para ganhar mais colaboradores.

“Porque também é uma poupança, porque vemos todos os dias pessoas nos mini-mercados carregando sacos de plástico que, apesar de haver neste momento um saco ecológico, mas não deixa de ser plástico”, considerou a responsável, adiantando estarem à procura de financiamento para produzir bolsas em grande escala e ao mesmo tempo dar trabalho para as costureiras no desemprego.

Por estas razões, ajuntou que estão a dar o pontapé de saída para a confecção deste saco ecológico que pode ser facilmente transportado dentro de um bolso.

O lançamento da E-bolsa insere-se nas comemorações dos 40 anos da OMCV, que estão sendo assinalados desde 01 de Março e termina neste sábado, 27.

Dans la même catégorie