MAP Mohammed VI Foundation of African Ulema Holds Quran Memorization, Recitation Competition GNA Rejuvenated Kotoko defeats Legon Cities in Kumasi GNA Azumah thrills boxing fans in an exhibition bout GNA Environmental NGO calls for responsible mining in cocoa growing areas GNA SML-GRA Contract: Insufficient evidence to prosecute government officials – Majority GNA IMF calls for tariff adjustment to spur energy sector cost recovery GNA Export-ready SMEs to benefit from CBI’s Ghana Dried Fruits Project GNA Automotive industry can be backbone of Ghana’s economy GNA Energy Minister describes power outages as ‘Dumsiesie’ GNA UN urges more private sector investment to accelerate Ghana’s SGDs achievement

São Vicente: Gestão técnica da piscina oceânica será feita pelo Ministério do Mar e Instituto Marítimo e Portuário


  2 Août      17        Environment (3678),

   

Mindelo, 02 Ago (Inforpress) – O ministro do Mar, Paulo Veiga, disse domingo que a gestão técnica da Piscina Oceânica da Laginha, em São Vicente, será feita pelo ministério que tutela, através da Direcção-Geral da Economia Marítima, e pelo Instituto Marítimo e Portuário.
Paulo Veiga, que falava à imprensa após a cerimónia de inauguração da infra-estrutura, explicou que a piscina ainda não tem o fundo de segurança pelo que, nesta fase, será utilizada apenas por pessoas que sabem nadar, para ministrar formações, pela Guarda Costeira e pelo Campus do Mar.
“O Instituto Marítimo e Portuário vai usar a piscina para treinar os seus nadadores-salvadores e para dar formações. O Ministério do Mar, através do Campus do Mar, também vai usar esta infra-estrutura, porque tem formações e precisa de espaço para nadar. Igualmente, a Guarda Costeira vai desfrutar desta piscina”, afirmou.
Segundo o governante, a piscina é um projecto-piloto que está em fase de melhoramento e, por isso, instou as associações de natação e utilizadores a fazerem “críticas construtivas para que os próximos projectos possam contemplar todos os aspectos necessários”.
Paulo Veiga disse esperar que dentro de três meses a piscina esteja a funcionar em pleno para terapias e utilização lúdica e com todas as condições de segurança.
Avançou ainda que quando o fundo de segurança estiver instalado, e se as escolas e pessoas com “know how” estiverem de acordo que a piscina pode ser pública, o ministério pensa lançar um concurso para a sua exploração.
A exploração do bar de apoio será feita pelo empresário chinês Lin Jie, que segundo o ministro, “apresentou a melhor proposta de equipamentos a nível técnico e de preço e investiu na infra-estrutura de apoio”.
“É um bar sem álcool e que vai ter produtos saudáveis, sumos de frutas naturais e de terra”, destacou o ministro.
A Piscina Oceânica da Laginha tem 25 metros de cumprimentos e 15 metros de largura. O fundo vai variar 80 e 120 centímetros de profundidade e a terceira terá uma maior profundidade, podendo ultrapassar dois metros.
O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, disse que a inauguração da piscina é a concretização de um sonho das escolas de natação e dos sanvicentinos, que almejam um espaço para formação de jovens e também para terapêutico.
“Temos muitos nadadores e muitas praias na ilha, mas as coisas quando são bem feitas e organizadas de uma forma científica nos permitem melhores resultados e entrar em competições a outros níveis” defendeu o autarca.

Dans la même catégorie